Partido da Mulher Brasileira tem predominância masculina
Legenda tem 80% de candidatos homens para prefeituras
Pleno.News - 16/08/2024 21h44 | atualizado em 20/08/2024 14h21

Cerca de 80% dos candidatos a prefeito pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) são homens. Dos 69 candidatos ao Executivo municipal que o partido apresentou, 55 são homens e 14 são mulheres, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido argumenta que candidaturas ainda podem estar sendo incluídas no sistema e que algumas candidatas, por erro na documentação, estariam registrados como candidaturas individuais. O prazo para registrar candidaturas terminou em 15 de agosto.
O PMB concorre à prefeitura de apenas duas capitais, Curitiba e Florianópolis. Na capital do Paraná a candidata é a jornalista Cristina Graeml. Já em Santa Catarina o candidato é homem, advogado e servidor público Mateus Souza.
Apesar de menos da metade das candidaturas serem femininas, a sigla declara, em seu site, que busca garantir “uma maior representação das mulheres no Congresso Nacional, e em todos os setores da sociedade”.
Segundo o partido, o sistema do TSE estaria com números defasados por causa de candidaturas registradas como individuais, por erros de documentação.
– A orientação do partido é que as mulheres ultrapassem os 30% de candidaturas. Inclusive nossa briga é para que a cota seja de assentos, não de candidatas – destaca Sidclei Bernardo, vice-presidente nacional do PMB.
*AE
Leia também1 Malafaia sobre aceno de Marçal a Moraes: 'Você nunca me enganou'
2 Bolsonaro é atacado por abelhas e locutor brinca com a situação
3 Lula lembra perda do dedo e fala sobre coçar o ouvido
4 Em Aparecida, Datena fala de sua fé em Deus, mas prega país Laico
5 "Tem muito macho frouxo com medo da minha candidatura"