Leia também:
X Mulher que pulou de prédio recupera parte dos movimentos

Parlamentares questionam Lira por mudar Comitê de Imprensa

Presidente da Câmara mudou o local de trabalho dos jornalistas para o subsolo

Pleno.News - 09/02/2021 21h06 | atualizado em 10/02/2021 12h11

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira Foto: Câmara dos Deputados/Michel Jesus

Deputados questionaram a decisão do presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), de mudar o local de trabalho dos jornalistas na Casa já nesta quinta-feira (11).

A intenção é instalar o gabinete de Lira onde funciona o Comitê de Imprensa desde a transferência do Legislativo para Brasília, na década de 1960.

A ordem para retirar os profissionais da imprensa de uma sala ao lado do plenário, onde ocorrem as votações, e deslocá-los para um espaço sem janelas no subsolo do prédio do Congresso foi comunicada nesta segunda-feira (8) pelo diretor-geral Sérgio Sampaio.

No plenário, a deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS) criticou a iniciativa e aproveitou o momento para “atacar” o presidente Jair Bolsonaro.

– A liberdade de imprensa é uma das principais questões da Constituição Federal. Infelizmente nós já temos Jair Messias Bolsonaro que ataca os jornalistas sistematicamente, e não será a Câmara dos Deputados que vai inviabilizar o livre exercício das jornalistas e dos jornalistas […] Essa posição não passou pelo Colégio de Líderes. Eu lhe faço publicamente o apelo de que também deixe os jornalistas no local deles – ressaltou.

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) iniciou a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado questionando a decisão de Lira.

– (Mudar o Comitê de lugar) é uma decisão administrativa. A gente tenta reverter [isso] politicamente, mostrando força (com o abaixo-assinado) – disse Kataguiri.

Para o deputado, o Comitê de Imprensa é “uma maneira de dar transparência ao trabalho da Câmara para a sociedade”.

– Independente das críticas que se possa fazer a qualquer veículo de comunicação, todos eles têm o direito e o dever de fazer a cobertura da Casa mais representativa do país, que é a Câmara dos Deputados – ressaltou Kataguiri.

*Estadão

Leia também1 Mourão: 'Presidente julgou desnecessária minha presença'
2 Lira muda sala de imprensa para subsolo no prédio do Congresso
3 Bolsonaro celebra 1º empresa a ingressar no "Adote um Parque"
4 Amazônia: Bolsonaro e Salles criam programa Adote 1 Parque
5 Barroso suspende julgamento de imposto para armas importadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.