Leia também:
X Laura e Letícia acompanham Bolsonaro em viagem à Índia

Parlamentar denuncia Alvim por apologia ao nazismo

"Não vamos deixar que ações como esta nos tirem do caminho de fazer um Brasil melhor", declarou Marcelo Calero

Rafael Ramos - 24/01/2020 12h14

Roberto Alvim foi denunciado ao Ministério Público Foto: Reprodução

O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania/RJ) entrou com uma representação, nesta quinta-feira (23), junto ao Ministério Público do Distrito Federal (MPF-DF). O alvo da ação é o ex-secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, que é acusado de apologia ao nazismo.

A denúncia feita pelo parlamentar remete ao vídeo publicado por Alvim para divulgar o edital do Prêmio Nacional das Artes. Nas imagens, o ex-secretário cita o discurso do ministro da propaganda nazista de Hitler, Joseph Goebbels.

– O ato do ex-secretário é incompatível com a sociedade brasileira e o Estado deve responder de forma exemplar, enérgica e pedagógica para que isso jamais volte a acontecer em nosso País. O momento inspira diálogo, busca de convergência e entendimento. A tradição brasileira é de harmonia nas relações entre os povos e de respeito à pluralidade. Não vamos deixar que ações como esta nos tirem do caminho de fazer um Brasil melhor – declarou Calero.

Deputado Marcelo Calero classificou o episódio como um fato ilícito Foto: Reprodução

A representação exige “que sejam adotadas as providências necessárias à apuração dos fatos e à responsabilização penal e civil administrativa do ex-Secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim, o que inclui as penas por improbidade, a reparação decorrente dos gastos com a inadmissível publicidade e a condenação à reparação ao dano moral coletivo existente”.

O documento apresentado ao Ministério Público ainda afirma que as referências ao nazismo feitas por uma autoridade pública não podem ser toleradas. Marcelo Calero ainda classificou o episódio como um “fato ilícito”. Indicada como substituta de Alvim na Secretaria, a atriz Regina Duarte participou de várias reuniões nesta semana para conhecer a estrutura da pasta.

Leia também1 Após reuniões, Regina diz que vai "refletir" antes de decisão
2 Bolsonaro: "Tudo indica que Regina Duarte irá aceitar"
3 Regina convida reverenda para ser adjunta da Cultura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.