Leia também:
X Brasil tem 6 mil curados em 24h e vidas salvas já são 78 mil

Para Zambelli, Bolsonaro não confiava em Valeixo

Em depoimento, a parlamentar disse que a desconfiança no então diretor-geral da PF ocorria porque o ex-ministro Sergio Moro era desarmamentista

Henrique Gimenes - 13/05/2020 21h06

Deputada federal Carla Zambelli Foto: Câmara dos Deputados/Pablo Valadares

Nesta quarta-feira (13), a deputada federal Carla Zambelli prestou depoimento à Polícia Federal (PF) no inquérito que apura uma suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro no comando do órgão. Para a parlamentar, Bolsonaro decidiu trocar o então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, por não confiar nele, já que o ex-ministro Sergio Moro era “desarmamentista”. A informação foi dada pelo portal G1.

Valeixo foi escolhido para o cargo pelo próprio Moro.

A deputada afirmou que o ex-ministro e o presidente tiveram uma discussão recente sobre o assunto e, como a PF é a responsável por emitir registros e posses de armas, Bolsonaro “não confiaria” em Valeixo e por isso, na opinião dela, decidiu pela troca.

– QUE questionada sobre a mensagem […], esclarece que o presidente Jair Bolsonaro não chegou a externar desconfiança com o ex-diretor Geral Maurício Valeixo, e que a mensagem foi no contexto de que o ex-ministro Sergio Moro era desarmamentista, e por tal razão este e o presidente Jair Bolsonaro haviam tido “algo recente” e por esta mesma razão o presidente não confiaria no delegado Valeixo, então Diretor Geral da Polícia Federal, órgão responsável pela emissão de registros e porte de armas – diz o trecho do depoimento.

A demissão de Valeixo do comando da PF foi o que motivou o pedido de demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça. Em coletiva à imprensa, o ex-ministro acusou de Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal.

Zambelli prestou depoimento porque Moro enviou mensagens à Rede Globo de conversas com a deputada para comprovar seu relato sobre a interferência do presidente.

Leia também1 Para Ciro Gomes, Sergio Moro foi desleal com Bolsonaro
2 Heleno: 'Divulgar vídeo de reunião é um ato impatriótico'
3 Malafaia: "O diabo inventou a mentira, a Globo aperfeiçoou"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.