Leia também:
X Ministério recomenda adiar gravidez durante pico da Covid

Para Renan, Bolsonaro ‘errou, se omitiu e minimizou’ a Covid-19

Senador deve ser escolhido para relatar a CPI da Covid

Henrique Gimenes - 16/04/2021 14h25 | atualizado em 16/04/2021 14h58

Senador Renan Calheiros Foto: Agência Brasil/Antonio Cruz

Provável relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado, o senador Renan Calheiros (MDB) considera que a “gestão do Bolsonaro foi terrível no enfrentamento à pandemia”.

Em entrevista ao jornal O Globo, o parlamentar deu sua opinião a respeito do combate à Covid-19 no país. Ele criticou ações tomadas por Bolsonaro, mas afirmou que a CPI deve agir “sem partidarismo”.

Calheiros deve assumir a relatoria da CPI após um acordo entre os parlamentares, que deve definir Omar Aziz (PSD-AM) como presidente e Randolfe Rodrigues (Rede-AL) como vice.

Ao jornal, Renan Calheiros fez críticas ao combate à doença no país.

– Minha opinião é que a gestão do Bolsonaro foi terrível no enfrentamento à pandemia. Ele complicou tudo. Complicou porque errou, se omitiu e minimizou a doença. Prescreveu remédios sem comprovação científica, estimulou aglomeração, não usou máscara. Priorizou o tratamento preventivo. É um somatório. Estamos pagando esse preço em mortes – destacou.

O parlamentar, no entanto, ressaltou que esta é sua opinião pessoal e afirmou que defende uma “CPI técnica”.

– Mas isso é só uma avaliação pessoal. Defendo uma CPI técnica, que arregimente boas cabeças da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União. Defenderei uma investigação rigorosamente técnica, sem partidarismo e sem alvos pré-determinados – disse.

Durante a entrevista, Renan Calheiros também comentou uma recente declaração de Bolsonaro de que esperava a população sinalizar para que ele pudesse agir.

– É o estilo de ameaças repetidas. Essas não intimidam mais ninguém. Há consciência geral em relação à complexidade que vivemos no país. E há consciência de que todos têm que fazer sua parte e cumprir seu papel, de modo que essas ameaças e intimidações não vão atemorizar a CPI. A CPI é importante, composta por bons quadros da política nacional, pessoas com experiências em outras áreas e que vão se dedicar totalmente à investigação – apontou o parlamentar.

Leia também1 Renan Calheiros será relator da CPI da Covid no Senado Federal
2 Pacheco convoca sessões do Congresso e CPI pode "atrasar"
3 Onyx: Estados fizeram mau uso de recursos enviados pela União
4 Randolfe: É 'razoável pensar' em instalação da CPI na próxima 5ª
5 Colunista de O Globo diz: 'Hora de remover Bolsonaro do posto'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.