Leia também:
X MST acende “sinal amarelo” e põe fim à “lua de mel” com Lula

Para nº 2 do Exército, defesa do país pode passar por problemas

"Defesa não é um assunto muito importante na sociedade brasileira", afirmou o general

Priscilla Brito - 23/02/2023 15h47 | atualizado em 23/02/2023 18h02

General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva
General do Exército, Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva Foto: Reprodução/ Print de Vídeo RDC TV

O atual chefe do Comando Militar do Sul (CMS), general Fernando José Sant’ana Soares e Silva, afirmou que em um futuro próximo, o país pode ser ameaçado diretamente, caso não haja um investimento nas Forças Armadas. Sua opinião foi compartilhada durante uma entrevista concedida ao Poder360, nesta quinta-feira (23). O general estará, a partir de abril, ocupando o segundo cargo mais alto do Exército brasileiro.

Preocupado com a defesa nacional, o general observou que os investimentos na defesa precisam aumentar a fim de que “o país não seja coagido por outras nações”.

– Acredito que em algum momento nós [Brasil] vamos ter algum problema de defesa. Defesa não é um assunto muito importante na sociedade brasileira, porque ninguém ameaça diretamente o Brasil. Mas acredito que em um futuro próximo isso vai mudar. Então, nós temos que estar preparados – disse.

Durante a conversa, Soares não conseguiu realizar uma comparação entre Brasil e Estados Unidos pela divergência orçamentária das duas nações. O chefe do CMS afirmou ainda que o Exército deveria ter no mínimo parte das tropas com “as mesmas condições de um exército europeu”.

– Ainda que não tenhamos capacidade orçamentária de ter um exército, por exemplo, não vou nem dizer o Exército dos EUA, que gasta US$ 800 bilhões em defesa por ano, e o Brasil gasta menos que 20 bilhões. Não dá para fazer essa comparação. Mas temos que ter capacidade de pelo menos parte de nossas tropas terem as mesmas condições de um exército europeu – acrescentou.

Leia também1 Comandante da FAB da gestão Bolsonaro curte post contra Lula
2 Mulher debocha da PM ao ser presa com 13 celulares na roupa
3 Vice-presidente do PT lucra R$ 1 milhão no carnaval do RJ
4 PF conclui que não há provas de que Renan recebeu propina
5 Veja quem são as vítimas de chacina por aposta de sinuca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.