Para Mourão, Bolsonaro assumiu à PF erro que não era seu
Senador disse que responsabilidade por vídeo questionando as eleições foi da equipe do ex-presidente
Thamirys Andrade - 27/04/2023 16h06 | atualizado em 27/04/2023 17h03
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) avaliou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu um erro que não foi seu, mas de sua equipe, durante seu depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (26). Na oitiva, o ex-chefe do Executivo afirmou que estava sob efeito de remédios quando compartilhou o vídeo questionando o resultado da última eleição presidencial.
– Pela forma como eu o conheço, ele estava fora do Brasil. Não foi o caso de ter feito. Não era o caso – opinou Mourão, em entrevista à colunista Juliana Dal Piva, do portal UOL.
O general ainda citou casos em que sua própria equipe de comunicação cometeu equívocos.
– Muitas vezes o que acontece? A tua rede não é você que posta. A minha rede não sou eu quem posto. Eu tenho uma equipe. Você acha que eu passo o dia inteiro aqui? Muitas vezes e, já aconteceu no passado, a equipe errou – assinalou Mourão.
O vídeo em questão foi compartilhado pela conta de Bolsonaro no Facebook no dia 10 de janeiro e excluído no mesmo dia. De acordo com advogados, o ex-presidente teria recebido morfina na ocasião para tratar de fortes dores abdominais.
O ex-chefe do Executivo também declarou que não pretendia publicar o vídeo na rede social em questão, mas sim enviá-lo para si mesmo por meio do WhatsApp a fim de assistir depois.
Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), porém, o ato representou incitação à perpetração de crimes contra o Estado de Direito.
Bolsonaro foi ouvido pela manhã no inquérito que apura os atos do dia 8 de janeiro. A oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. A solicitação para ouvir o ex-chefe do Executivo foi feita pela PGR e aconteceu quando o ex-presidente ainda estava nos Estados Unidos, onde ficou por três meses depois de deixar o cargo.
Leia também1 Tebet questiona duração da quarentena da Lei das Estatais
2 Senador tenta entregar réplica de feto a ministro de Lula
3 CPI dos Atos no DF convoca os generais G. Dias, Heleno e Dutra
4 Veja os petistas indicados para compor CPMI do 8 de janeiro
5 STJ nega reconduzir indicado de Bolsonaro à corregedoria da PRF