“Para mim só existe um lado, o outro é barbárie”, diz Zanin
Advogado indicado por Lula passa por sabatina nesta quarta-feira
Pleno.News - 21/06/2023 11h41 | atualizado em 22/06/2023 15h44
Em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, disse que sabe a “distinção entre papel de advogado e ministro” do STF. Ele foi advogado de Lula na Lava Jato e sua indicação foi criticada por suposta imparcialidade.
– Não vou mudar de lado, pois meu lado sempre foi o mesmo: a Constituição – afirmou.
– Para mim só existe um lado, o outro é barbárie, abuso de poder – continuou.
Zanin também disse se sentir “seguro” e com “experiência necessária” para julgar temas relevantes e com impacto à sociedade.
Em aceno à oposição, o advogado disse que a “diversidade de pensamento é o que nos une” e que, em reuniões com lideranças, bancadas e senadores, teve “certeza que posições democráticas estão acima de qualquer interesse”.
Cristiano Zanin focou a primeira parte de sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça para promover sua atuação no direito empresarial. Ele também se colocou como um crítico da violação de direitos, e citou sua defesa de Lula nos processos da Lava Jato.
– Embora tenha uma carreira marcada basicamente no direito empresarial, fui coautor do habeas corpus que resultou na anulação das condenações do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também de defesas técnicas que foram apreciadas nos mais diversos tribunais do país – disse o advogado.
Ele deu as declarações antes de os senadores começarem a fazer perguntas, enquanto lia um discurso.
ACOMPANHE AO VIVO A SABATINA NO PLAYER ABAIXO:
*AE
Leia também1 Moro "não vê com bons olhos" indicação pessoal de Lula ao STF
2 "Senado tem o dever de rejeitar Zanin", defende Estadão
3 Deputado quer Janja na CPMI dos atos de 8 de janeiro
4 Estadão critica lives de Lula: "Conversa fiada com presidente"
5 Lula encontra o papa Francisco em reunião no Vaticano