Para Lula, Mercadante “mudou” e agora tem mais habilidade
Ex-ministro é o indicado de Lula para assumir presidência do BNDES
Thamirys Andrade - 16/12/2022 12h33 | atualizado em 16/12/2022 13h13
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceita a avaliação de que o economista Aloizio Mercadante (PT-SP) cometeu equívocos durante o período em que foi ministro da Casa Civil, da Ciência e Tecnologia e da Educação, à época do governo Dilma Rousseff (PT). Por outro lado, o petista defende que o ex-ministro “mudou” e atualmente demonstra mais habilidade para assumir cargos relevantes em sua gestão. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Em diálogo com aliados políticos, Lula tem defendido Mercadante, alegando que o ex-ministro é alvo de perseguição. De acordo com o presidente eleito, as pessoas “estão colocando na conta do Mercadante” acontecimentos que não são de sua responsabilidade. A exemplo, ele citou a alteração na lei das estatais.
Mercadante é o indicado de Lula para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os investidores não encararam a notícia com bons olhos, e a Bolsa de Valores chegou a cair 1,71% após o anúncio.
Lula e Mercadante chegaram a passar um período afastados, após o ex-ministro apoiar a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff em vez de a volta de Lula. Entretanto, após o petista deixar a prisão, ambos retomaram as relações.
Leia também1 Futura ministra da Cultura deve R$ 1,4 milhão aos cofres públicos
2 Zambelli busca reavivar pressão por impeachment de Moraes
3 Nora de Renan é eleita para o Tribunal de Contas de Alagoas
4 Congresso divulga roteiro da posse de Lula; confira como será
5 Sadi critica escolhas do PT: “Dilma 3? Que governo é esse?”