Para Garcia, postura de Lula sobre Venezuela desagradou a todos
Jornalista observou que estratégia adotada pelo presidente repercutiu mal com defensores e críticos de Maduro
Thamirys Andrade - 29/08/2024 10h25 | atualizado em 29/08/2024 11h00

O jornalista Alexandre Garcia observou que, ao tentar se sair bem com todos os lados diante da crise política na Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou, na verdade, desagradando a todo mundo. Em texto opinativo publicado no Gazeta do Povo nesta quarta-feira (28), o comunicador afirmou que o petista se encontra em um “impasse muito grande, num beco sem saída” em relação ao ditador Nicolás Maduro.
– Ele desagradou 11 vizinhos do continente quando não assinou a carta que condena a fraude eleitoral na Venezuela. Desagradou a ONU, a União Europeia e a Organização dos Estados Americanos quando não acompanhou as decisões deles para lembrar Nicolás Maduro que ele tem de ir embora, pois perdeu a eleição – iniciou Garcia.
– Desagradou também o próprio Maduro, que já respondeu àquela história de que Lula disse ter se arrependido de afirmar que foi tudo normal na eleição, que se a oposição não gostou, que recorresse à Justiça, de sugerir fazer uma nova eleição. A ideia desagradou Maduro e a oposição. Depois, Lula chamou a Venezuela de “regime desagradável”. O presidente está notando que está no caminho errado – ponderou.
Garcia ainda mencionou às críticas explícitas feitas pelo ditador da Nicarágua, Danielo Ortega, ao seu ex-aliado e atual desafeto, Lula.
– O nicaraguense lembrou Lula de que ele foi condenado na Lava Jato, e disse que ele agora quer bajular os Estados Unidos. Tratou Lula como se fosse um traidor da causa do Foro de São Paulo. Então, Lula vai sair dessa de que jeito? Insistindo, ele e Gustavo Petro, da Colômbia, em mostrar as atas ou fazer nova eleição? Como assim? Vão fazer novas eleições, quinta, sexta, sétima eleição até que Maduro ganhe? – indagou.
Para o jornalista, a postura do petista foi “péssima” para a imagem da política externa brasileira, para o Itamaraty, para o Brasil e para o próprio Lula.
Leia também1 'Nenhum governo democrático reconheceu a fraude de Maduro'
2 Daniel Ortega ameaça "contar várias coisinhas" sobre Lula
3 Lula critica Ortega e volta a pedir nova eleição na Venezuela
4 Ortega chama Lula de "puxa-saco" e "representante" dos EUA
5 Musk fala em prisão de Moraes em resposta à intimação do STF