Leia também:
X ICMS: Mendonça “trava” modelo de cobrança de estados no diesel

“Papai do Céu nos ajudou”, diz Bolsonaro sobre ICMS do diesel

Presidente celebrou decisão do ministro André Mendonça, do STF, que suspendeu a maneira como estados aplicavam a alíquota única do tributo sobre o combustível

Henrique Gimenes - 13/05/2022 21h42 | atualizado em 16/05/2022 11h41

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Marcos Corrêa/PR

Na noite desta sexta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro celebrou a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a maneira como os estados aplicaram a alíquota única do ICMS no diesel. Durante um evento em Campos do Jordão, São Paulo, Bolsonaro afirmou que “papai do céu” ajudou e que Mendonça tomou sua decisão com “total isenção”.

Um projeto de lei aprovado pelo Congresso em março fixou uma alíquota única para o tributo estadual sobre o diesel. No entanto, secretários estaduais de fazenda definiram um valor nominal para o imposto, mas permitiram a possibilidade de aplicar descontos, uma maneira de burlar a nova legislação, já que cada estado poderia manter uma alíquota similar àquela de antes.

Diante disso, o governo acionou o STF por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) e determinou a suspensão da medida adotada pelos estados, com o objetivo de se chegar a um “consenso” sobre o tema.

Ao comentar a decisão, Bolsonaro disse que as ações no STF tem 20% de chance, já que dois integrantes foram indicados por ele.

– Ajuizamos uma ação no Supremo Tribunal Federal, e lá eu tenho dois ministros indicados por mim. Então a chance é de 20%. E Papai do Céu nos ajudou. Hoje pela manhã ajuizamos a ação, caiu com o ministro André Mendonça e com total isenção ele deferiu a liminar, de modo que o ICMS do diesel tem que ser uniforme em todo o Brasil – apontou.

Leia também1 ICMS: Mendonça "trava" modelo de cobrança de estados no diesel
2 Governo vai ao STF para mudar ICMS de estados sobre o diesel
3 Petroleiros ameaçam com "maior greve da história" se privatização da Petrobras avançar
4 Petrobras: Deputado quer que Sachsida explique privatização
5 Bolsonaro fala em ir à Justiça contra reajustes da Petrobras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.