Paes anuncia que Rio será sede da reunião de Cúpula do Brics
Evento acontecerá em julho
Pleno.News - 15/02/2025 13h22 | atualizado em 18/02/2025 16h38

O Rio de Janeiro foi oficialmente confirmado como sede da Cúpula dos Líderes do Brics em 2025. O anúncio foi feito após uma reunião entre o prefeito Eduardo Paes (PSD), o ministro Mauro Vieira e representantes do governo federal, realizada neste sábado (15) no Palácio da Cidade.
Em 1º de janeiro deste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics, grupo de cooperação internacional formado por países em desenvolvimento, composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.
A escolha do Rio de Janeiro como sede da cúpula reforça a cidade como um importante centro estratégico para eventos internacionais. Durante o encontro, chefes de Estado, ministros e representantes de governos locais, além de membros da sociedade civil dos países-membros do BRICS, estarão reunidos. Este evento de grande relevância ocorre apenas um ano após a cidade sediar a Cúpula do G20, consolidando ainda mais o Rio como um polo de diplomacia internacional.
A Cúpula dos Líderes do Brics contribuirá para o fortalecimento das relações internacionais, promovendo intercâmbios culturais, comerciais e turísticos entre o Brasil, os países do Brics e o resto do mundo.
A Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio Brics, que será responsável pela elaboração do Calendário Brics Rio, reunindo as iniciativas e atividades até o final de 2025. O Comitê também participará de fóruns, comitês e comissões organizados por diversas esferas do governo e da sociedade civil, nacionais e internacionais, abordando questões do Brics.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Musk compartilha post sobre ato a favor de impeachment de Lula
2 Lula: Marina jamais será contra explorar petróleo na Amazônia
3 Lula: 2025 é ano de derrotar mentira e provar melhor opção
4 Lula vê aprovação desabar 16% no Nordeste, diz Datafolha
5 Ciro comenta decadência de Lula: "3ª lei de Newton, ação e reação"