Padre Lancellotti e vice-prefeito de SP discutem em ação social
Situação foi registrada em vídeo e publicada nas redes sociais do líder católico
Pleno.News - 20/03/2025 13h14 | atualizado em 20/03/2025 14h16

O vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo (PL), e o padre Júlio Lancellotti, que coordena a iniciativa Pastoral do Povo de Rua, foram filmados discutindo durante uma ação social realizada na terça-feira (18), no bairro do Belém, Zona Leste de São Paulo. O vídeo foi publicado pelo próprio líder católico nas redes sociais.
O desentendimento começou em uma ação de cadastramento de moradores de rua para empregos na Praça Barão de Tietê. Na ocasião, Lancellotti ficou sabendo da presença de Mello Araújo e foi até o local contestar as recentes críticas que o coronel fez a respeito dele nas redes sociais.
No último dia 13, o vice-prefeito afirmou que o trabalho do padre atrai concentração de usuários de drogas no bairro do Belém e gera um “desserviço”.
Ao notar a aproximação de Lancelotti nesta terça, o coronel perguntou:
– Por que o senhor saiu de lá e veio até aqui?
– Para ver o senhor e dizer que não tenho nada contra o senhor – respondeu o pároco.
O contato entre os dois virou um bate-boca, que envolveu até os próprios moradores de rua. No meio da situação, o vice-prefeito pediu que o padre deixasse para tratar do assunto em uma reunião em seu gabinete.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Momentos mais tarde, Lancellotti e Mello Araújo voltaram a se encontrar e discutir no Centro Comunitário São Martinho de Lima. Durante o vídeo, o padre disse que tem sido hostilizado por um funcionário da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADs), chamado Mauro, e fez reivindicações.
O coronel, por sua vez, pediu que a ação social fosse o foco da ocasião, disse estar no local em uma “missão de paz” e reiterou seu convite para que Lancellotti compareça em seu gabinete para uma reunião.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Após o ocorrido, Mello Araújo publicou o resultado da ação social, afirmando que organizou nove internações, encaminhou “vários [dos atendidos] para possibilidade de emprego” e que transportará duas pessoas para seus estados de origem.
O QUE DIZEM OS ENVOLVIDOS
Em entrevista ao portal G1, o padre Lancellotti comunicou que foi até o vice-prefeito pedir para que não teça mais críticas públicas sobre ele, porque elas “alimentam o ódio” contra a sua pessoa.
– Depois das coisas que ele disse na internet, fui ao encontro dele para pedir que não me colocasse em risco. As falas de uma autoridade alimentam o ódio contra mim e contra a população de rua. As pessoas me xingam, sacodem o portão da minha casa, gritam na minha porta – relatou.
Mello Araújo, por sua vez, disse ao portal Metrópoles que não discutiu com o pároco, e que foi até o Belém “resgatar pessoas”.
– Ele [padre Lancellotti] veio atrás de mim, falar mal de tudo – assinalou.