Leia também:
X Fux e Fachin defendem Moraes e inquérito de fake news

Pacheco sobre ação de Bolsonaro contra Moraes: “Anormalidade”

Presidente do Senado afirmou que o ato do presidente foi mais um episódio "de anormalidade institucional que a gente busca corrigir"

Pleno.News - 18/05/2022 18h05 | atualizado em 18/05/2022 19h05

Presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Alan Santos/PR

Nesta quarta-feira (18), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) comentou a ação apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o senador, a notícia-crime é “mais um episódio de anormalidade institucional”.

As declarações foram dadas durante conversa com jornalistas.

Bolsonaro acionou a Corte acusando Moraes por abuso de autoridade. Ele citou como exemplo o inquérito das fake news, aberto em 2019 pelo então presidente da Corte, Dias Toffoli. Também abordou uma investigação referente a milícias digitais.

– É mais um episódio de anormalidade institucional que a gente busca corrigir e que é muito importante que se corrija e que os membros das instituições possam se respeitar. (…) Mas, obviamente, aquilo que estiver dentro dos limites constitucionais, do direito de pedir e do direito também de um Poder ou uma instituição negar, isso está dentro também da normalidade – apontou o presidente do Senado.

O relator da ação de Bolsonaro foi o próprio Toffoli, que negou o pedido apontando que os fatos citados pelo presidente “evidentemente não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito”. Para Pacheco, o episódio está resolvido.

– Considero que é mais um episódio resolvido. Como foi quando me tocou a decisão em relação ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, em que houve muito rapidamente uma avaliação técnica, jurídica do pedido. Vejo como algo resolvido – destacou.

Leia também1 Fux e Fachin defendem Moraes e inquérito de fake news
2 Bolsonaro pretende levar Moraes a Cortes internacionais
3 Bolsonaro aciona a PGR contra o ministro Alexandre de Moraes
4 Toffoli rejeita ação de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes
5 Bolsonaro entra com ação no STF contra Alexandre de Moraes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.