Leia também:
X Campanha de vacinação contra gripe imuniza mais 1,6 milhão

Pacheco recua e chama ‘episódio’ com militares de ‘mal-entendido’

Presidente do Senado colocou panos quentes em troca de farpas entre o presidente da CPI da Covid e as Forças Armadas

Pleno.News - 08/07/2021 14h51 | atualizado em 08/07/2021 16h01

Presidente do Senado Rodrigo Pacheco tentou amenizar rusgas entre militares e o Senado Foto: Agência Senado/Marcos Brandão

Um dia após ser cobrado a defender o Senado diante de críticas feitas pelas Forças Armada à CPI da Covid, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que o episódio não passou de um “mal-entendido”. Segundo Pacheco, ele e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, conversaram nesta quinta-feira (8) sobre o ocorrido.

– O episódio de ontem já foi suficientemente esclarecido, e o assunto está encerrado – disse Pacheco, pelas redes sociais.

Na noite de ontem, Braga Netto e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica divulgaram uma dura nota em reação à declaração do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), classificada pelos militares como “grave, infundada e irresponsável”.

Durante a sessão de quarta-feira (7), Aziz afirmou: “Há muitos anos a gente não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua do governo”, em referência à atuação de militares no Ministério da Saúde.

– Os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo, fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo – afirmou Aziz durante a sessão.

Apesar de dizer que o assunto está encerrado, Pacheco fez ressalvas. O presidente do Senado afirmou que, durante a conversa com o ministro, foi ressaltada a “importância do diálogo do respeito mútuo entre as instituições, base do Estado Democrático Direito, que não permite retrocessos”.

– Deixei claro o nosso reconhecimento aos valores das Forças Armadas, inclusive éticos e morais – afirmou o parlamentar no Twitter.

Na conversa, Pacheco conta que também reafirmou que a independência e as prerrogativas de parlamentares “são os principais valores do Legislativo”.

*AE

Leia também1 Ministro da Defesa e comandantes das Forças Armadas repudiam declarações de Aziz
2 Bolsonaro critica Aziz: "Desvia do seu estado R$ 260 milhões"
3 Omar Aziz é enquadrado e pede: 'Não me intimidem'
4 Deputado petista sugere que militares se afastem do governo
5 Bolsonaro diz que as Forças Armadas estão "ao lado da lei"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.