Leia também:
X STF nega ação do PT para manter diplomatas de Maduro no Brasil

Pacheco espera que sabatina de Mendonça aconteça em outubro

Presidente do Senado voltou a criticar a demora do procedimento

Pierre Borges - 01/10/2021 17h10 | atualizado em 14/10/2021 11h54

Rodrigo Pacheco Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, acredita que a sabatina de André Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) ocorrerá este mês. A declaração foi dada nesta sexta-feira (1º) em entrevista à Rádio Gaúcha.

– Essa questão da indicação do ministro André Mendonça é algo que precisa ser resolvido. É bem verdade que enfrentamos, para essa finalidade das indicações e da nomeação […], algumas dificuldades porque estamos no sistema semipresencial e são situações que impõem a presença física em razão das votações secretas – ressaltou Pacheco.

Ele lembrou que, na última sexta (24), conversou com o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre, e pediu que a sabatina fosse realizada “o quanto antes”.

– Ele [Alcolumbre] está ciente dessa responsabilidade e acredito muito na solução, o mais breve possível, dessa questão do ministro André Mendonça e das outras pendências que temos no Senado relativas a outras nomeações. Isso também é um fator de estabilização – disse.

Pacheco ainda destacou a importância de se manter o procedimento já estabelecido independente da aprovação ou rejeição de Mendonça.

– Se vai rejeitar ou se vai aprovar qualquer indicação, é importante que haja a apreciação da sabatina. Tenho ciência disso. E vamos cumprir e resolver o quanto antes; quero crer [que] ainda no mês de outubro – declarou.

Mendonça foi indicado para o cargo no dia 13 de julho e espera pela sabatina há 80 dias, o maior tempo registrado entre os ministros da composição atual da Corte. O recorde anterior pertencia à ministra Rosa Weber, que precisou esperar 35 dias da indicação até a sua aprovação no Senado.

Leia também1 STF nega ação do PT para manter diplomatas de Maduro no Brasil
2 PF defende que TSE transfira a segurança das urnas para a Abin
3 Covid-19: Exame de Queiroga dá positivo e ministro segue em NY
4 STF: Espera de André Mendonça por sabatina já superou recorde e chega próximo de 100 dias
5 Governo do Brasil é o sétimo em ranking de presença digital

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.