Pacheco diz que desconhecia PL que criminaliza a “politicofobia”
O texto será levado ao Senado após ser aprovado na Câmara com 252 votos
Pleno.News - 15/06/2023 20h10

Após ser aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2720/2023 seguiu para o Senado. O presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), revelou nesta quinta-feira (15), que nem sabia da existência do texto.
O PL em questão criminaliza a discriminação contra políticos no Brasil, uma proposta apresentada pela deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. O projeto prevê pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa para quem negar a abertura de conta ou sua manutenção ou mesmo a concessão de crédito ou outro serviço para pessoas politicamente expostas e seus familiares.
– Desculpa, eu não conhecia esse texto. Eu sequer sabia da existência desse projeto na Câmara. Mas, obviamente, aprovado na Câmara, ao chegar ao Senado, nós vamos conhecer o texto e identificar por quais comissões ele deve passar. Mas eu não conheço o texto, não posso opinar – declarou Pacheco à imprensa.
De acordo com a Câmara, o texto não fala de criminalizar quem critica políticos, mas sim de empresas ou prestadores de serviços que se negarem a atender uma pessoa politicamente exposta.
Leia também1 Gleisi ataca Do Val após ação da PF: "Bolsonarista gordofóbico"
2 Nikolas comenta ações contra Do Val: "Justiça ou vingança?"
3 Após perder Twitter, Marcos do Val tem Instagram suspenso
4 Polícia Federal pediu a prisão de Marcos do Val, mas Moraes vetou
5 Jornal diz que pedido do PT para ter sua própria TV é "absurdo"