Pacheco diz a Fachin e a Moraes que vai reativar CPMI das Fake News
Ministros do STF tiverem encontro com o presidente do Senado no início da semana
Pleno.News - 09/02/2022 16h52 | atualizado em 09/02/2022 17h26
Na última segunda-feira (7), os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin participaram de encontros com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). De acordo com o site O Antagonista, Moraes e Fachin discutiram com Pacheco o combate a notícias falsas e ouviram de volta do senador que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News será reinstalada.
Os ministros foram à Câmara e ao Senado entregar convites de posse no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes, Moraes e Fachin entregaram o mesmo convite ao presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o site, na conversa com Pacheco, Moraes e Fachin disseram que pretendem se empenhar para que as eleições ocorram “em paz” e garantiram que o TSE irá ser “duro” no combate a notícias falsas. Já Pacheco deixou claro que a CPMI será instalada a tempo de contribuir com fiscalizações na campanha eleitoral.
A CPMI das Fake News foi instalada em 2019, mas acabou sendo suspensa em 2020 devido à pandemia de Covid-19. No total, são 32 membros titulares, entre deputados e senadores.
Leia também1 "Quero ser um ministro na rua, estar com o povo", diz Mendonça
2 Em discurso no RN, Bolsonaro 'alfineta' decisões do STF
3 Fachin 'deixa' Geddel cumprir pena em liberdade condicional
4 PGR vai apurar falas de Monark e Kim Kataguiri sobre nazismo
5 'Kim não se elege mais nem para síndico de prédio abandonado'