Pacheco defende os “cuidados sanitários”, mas sem “histeria”
Presidente do Senado falou sobre o combate à Covid-19 na cerimônia de abertura do ano legislativo
Pleno.News - 03/02/2021 19h22 | atualizado em 04/02/2021 16h16

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), adotou nesta quarta-feira (3), discurso alinhado ao do presidente Jair Bolsonaro sobre a conduta durante a pandemia da Covid-19. Na cerimônia de abertura do ano legislativo, o senador afirmou que medidas sanitárias devem ser seguidas, mas sem que haja “uma histeria”, expressão utilizada em ocasiões anteriores pelo chefe do Executivo ao minimizar a crise do novo coronavírus.
– Precisamos cuidar racionalmente de nossa saúde, adotando todos os cuidados higiênicos e sanitários possíveis, mas não podemos fazer disso uma histeria, negando uma realidade […] Precisamos continuar produzindo para abastecer as famílias brasileiras, gerar renda interna, além de continuar atendendo os mercados estrangeiros que compram nossa produção – declarou.
Por outro lado, Pacheco também defendeu a superação de “extremismos” e o “pluralismo de ideias”. O discurso foi feito logo após o plenário da sessão se dividir entre gritos de “fascista” e “mito”, em um confronto de vozes. De um lado, opositores; de outro, apoiadores de Bolsonaro.
– A política não deve ser movida por arroubos do momento ou por radicalismos – afirmou o presidente do Senado.
Pacheco reforçou ainda o comprometimento com a “plena independência e harmonia” dos poderes públicos. Segundo ele, a defesa da independência “não pode importar em sacrifício da harmonia”, bem como “a defesa da harmonia não pode comprometer a independência”.
– Não podemos defender a independência ou a harmonia ao sabor do momento, ao sabor de quem ocupa os cargos de relevo ou de nossas convicções políticas ou pessoais – ressaltou.
Ao pregar a pacificação entre poderes e no parlamento, o presidente do Senado ressaltou que é preciso deixar de lado diferenças e “trabalhar incansavelmente pelos consensos que vão colocar o país de volta nos trilhos do desenvolvimento”.
*Estadão
Leia também1 Bolsonaro dá recado à oposição: 'Nos encontramos em 2022'
2 Bolsonaro discursa no início do ano legislativo e alfineta o PT
3 Bolsonaro apresenta lista com 35 propostas ao Congresso
4 Clima no Congresso faz Ibovespa subir pelo terceiro dia seguido
5 "Clima é o melhor possível", diz Bolsonaro sobre Lira e Pacheco