Leia também:
X Bolsonaro, Michelle e ministros recebem prêmio em cerimônia

Pacheco decide devolver MP de Bolsonaro que muda Marco Civil da Internet

Texto foi editado pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada

Henrique Gimenes - 14/09/2021 19h46 | atualizado em 15/09/2021 11h05

Presidente da República Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Alan Santos/PR

Nesta terça-feira (14), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado e do Congresso, decidiu devolver a Medida Provisória (MP) que altera o Marco Civil da Internet. O texto foi editado na semana passada e, de acordo com o governo, tinha por objetivo garantir a liberdade de expressão. A informação foi dada pela TV Globo.

O texto definia que, para que um conteúdo ou uma conta de rede social fossem cancelados, suspensos ou excluídos, passaria a ser necessária a apresentação de “justa causa e motivação”. O direito de restituição do conteúdo publicado também deveria ser garantido ao usuário, se a medida fosse considerada injusta. De acordo como governo, a ideia era “conferir maior clareza às ‘políticas, procedimentos, medidas e instrumentos’ utilizados pelos provedores de redes sociais para cancelamento ou suspensão de conteúdos e contas”.

De acordo com a emissora, a decisão foi tomada por Pacheco de ofício, ou seja, por iniciativa própria. Com a devolução, a MP de Bolsonaro perde a validade imediatamente. Em discurso no Senado, Pacheco falou sobre a medida.

– A Presidência faz saber que foi encaminhada, ao excelentíssimo senhor presidente da República, mensagem datada de hoje que rejeita sumariamente e devolve a MP […] e declara o encerramento de sua tramitação no Congresso Nacional – destacou.

As mudanças foram criticadas por opositores do presidente Jair Bolsonaro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também defendeu a suspensão da medida ao Supremo Tribunal Federal. No documento de 27 páginas enviado ao gabinete da ministra Rosa Weber, a PGR apontou que, ao estabelecer “rol aparentemente taxativo de hipóteses de justa causa para exclusão, a suspensão ou o bloqueio de conta de usuário ou de divulgação de conteúdo gerado por usuários em redes sociais”, a MP editada por Bolsonaro, às vésperas do 7 de setembro, dificulta a ação de barreiras que evitem situações de divulgação de fake news, de discurso de ódio ou de ataques às instituições e ao próprio regime democrático.

Leia também1 Bolsonaro, Michelle e ministros recebem prêmio em cerimônia
2 Bolsonaro recebe humoristas do Canal Hipócritas em Brasília
3 Ressentido, Frota rebate ironia de Michelle: 'Me esquece, moça'
4 Privatização dos Correios: Aliado de Bolsonaro será relator
5 Gilmar diz acreditar que "não haverá autogolpe" de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.