Leia também:
X Bolsonaro reforça que não houve recado da CIA: “Fake News”

Pacheco assume a Presidência da República nesta sexta-feira

Ida do presidente do Senado para o comando temporário do Executivo ocorre por causa de viagens de Bolsonaro, Mourão e Lira

Paulo Moura - 06/05/2022 09h05 | atualizado em 06/05/2022 09h19

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Agência Senado/Roque de Sá

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assume nesta sexta-feira (6) a Presidência da República pela primeira vez. A ida do parlamentar para o comando temporário do Executivo ocorre por causa de viagens do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão, e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao exterior.

Bolsonaro cumpre agenda nesta sexta em Georgetown, na Guiana, com previsão de retornar para Brasília no final do dia, por volta das 21h. Durante a ida ao país vizinho, o chefe do Executivo brasileiro terá um encontro com Mohamed Irfaan Ali, presidente da Guiana.

Mourão, por sua vez, está desde quinta-feira (5) em Montevidéu, no Uruguai, onde terá um encontro nesta sexta com Beatriz Argimón, vice-presidente uruguaia. A volta do vice brasileiro ao território nacional está prevista para este sábado (7). Já Lira, que viajou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, não divulgou sua agenda.

As viagens de Mourão e Lira para o exterior decorrem do fato de que eles planejam concorrer nas eleições de outubro. Mourão é pré-candidato ao Senado, enquanto Lira deve concorrer à reeleição como deputado federal. Pela legislação eleitoral, se qualquer um dos dois assumir a Presidência neste momento, o único cargo para o qual poderão concorrer em outubro será o de presidente.

O quadro registrado nesta semana provavelmente se repetirá entre 6 e 10 de junho, quando Bolsonaro deve ir a Los Angeles, nos Estados Unidos, para participar da nona Cúpula das Américas, a convite do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Leia também1 Bolsonaro reforça que não houve recado da CIA: "Fake News"
2 Após fala de Bolsonaro, TSE diz que siglas podem fazer auditoria
3 Sonia Guajajara sobre aluno da Avenues: "Quis me inferiorizar"
4 Banco bloqueia R$ 561 da conta de Daniel Silveira
5 Ministros do STF estariam insatisfeitos com Moraes, diz jornal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.