Leia também:
X Nikolas nega transfobia após usar peruca em fala na Câmara

Opositores reagem à live de Janja no YouTube da TV Brasil

Deputados consideram que primeira-dama está usando estrutura pública para autopromoção

Pleno.News - 09/03/2023 09h35 | atualizado em 09/03/2023 12h24

Janja da Silva em live no YouTube da TV Brasil Foto: Reprodução / Youtube

Parlamentares de oposição ao governo criticaram a live feita pela primeira-dama Janja Lula da Silva na noite desta terça-feira (7), no canal do YouTube TV Brasil Gov, administrado pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A transmissão, chamada Papo de Respeito, teve como assunto a violência contra a mulher, na véspera do 8 de março.

A live teve como entrevistada a ministra da Mulher, Cida Gonçalves. A apresentadora Lua Xavier também participou da transmissão. De acordo com a assessoria da primeira-dama, Janja programou novas lives em formatos semelhantes, entrevistando ministros e outras autoridades do governo.

Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Felipe Camozzato (Novo-RS), deputados federais, e Daniel José (Podemos-SP), deputado estadual por São Paulo, disseram que a socióloga criou a “TV Janja” e estaria usando a estrutura pública para autopromoção.

Rubinho Nunes (União Brasil), vereador em São Paulo, comparou Lula e Janja a Nicolás Maduro e Cilia Flores. A primeira-dama venezuelana ganhou um programa do marido em um canal estatal.

Ao Estadão, a assessoria de Janja disse que ela não se manifestaria sobre as críticas dos parlamentares.

O ponto central da crítica à live está na licitude do uso de estruturas da TV Brasil pela primeira-dama. Até 2019, a EBC possuía um programa exclusivo para a veiculação de conteúdos governamentais, a TV NBR (TV Nacional do Brasil), enquanto a TV Brasil veiculava assuntos de interesse público-educativo.

Uma portaria da EBC, assinada no dia 9 de abril de 2019, unificou os dois programas e todo o conteúdo televisivo – incluindo o material institucional – passou a ser transmitido apenas na TV Brasil. A medida foi firmada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). As tradicionais lives feitas pelo até então presidente eram sempre transmitidas nas suas próprias redes sociais.

*Com informações da AE

Leia também1 PF faz operação contra cúpula do governo do Acre por corrupção
2 STF libera decreto de Lula que anulou redução do PIS e Cofins
3 Grupo de 2,7 milhões de pessoas tinha R$ 180 milhões esquecidos
4 Arthur Lira condena discurso de Nikolas Ferreira: "Não admitirei"
5 Já em campanha, presidente do PT defende reeleição de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.