Leia também:
X PSOL derrotado: Aras não vê crime de Bolsonaro em diálogo com Kajuru

Oposição quer ‘ir ao ataque’ com CPI contra Salles na Câmara

Partidos de esquerda pretendem juntar assinaturas para pedir a abertura de uma CPI do Meio Ambiente

Pleno.News - 27/04/2021 19h53 | atualizado em 28/04/2021 20h22

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles Foto: Marcos Corrêa/PR

Partidos de oposição pretendem organizar uma nova ofensiva contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. O alvo dessa vez é o ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, que pode vir a ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados. A ideia da esquerda é buscar o número necessário de assinaturas entre partidos da direita. A informação foi dada pela coluna Maquiavel, da revista Veja.

A comissão pode se chamar ‘CPI dos Crimes Ambientais”e terá como foco denúncias feitas pelo delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal (PF), que apresentou uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 14 de abril. No texto, ele pediu a investigação de Salles e do senador Telmário Mota (PROS-RR) por supostamente atrapalharem medidas de fiscalização ambiental.

A ideia dos partidos de oposição é buscar 40 assinaturas entre siglas como o PSDB, Cidadania, DEM e outros partidos. Com isso, seria possível chegar ao número de 170 assinaturas, o necessário para se abrir uma CPI, já que a oposição calcula ter 130 votos.

Saraiva compareceu à Câmara nesta segunda-feira (26) e afirmou que o ministro teria legitimado a ação de madeireiros ilegais. Ao veículo, o deputado Paulo Teixeira, do PT, falou sobre a CPI.

– A CPI terá foco nas denúncias apresentadas na notícia-crime. Além de ter ido ao local onde está a madeira ilegal apreendida, o ministro disse que eram abusivas as fiscalizações e deu veracidade às alegações dos madeireiros, se envolvendo diretamente no crime ambiental – apontou.

A esquerda pretende ainda convocar agentes do Ibama para falar sobre um esquema ilegal de extração madeireira na Amazônia.

Leia também1 'Busca por holofote', diz Salles sobre pedido de investigação
2 'Nenhum país vai fiscalizar o Ministério do Meio Ambiente'
3 "Não estamos sequer pedindo os US$ 20 bilhões que Biden citou"
4 Salles promete dobrar recursos para fiscalização ambiental
5 Mourão diz que Ricardo Salles "não é o vilão da história"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.