Oposição pede desarquivamento de cassação de Aécio
Pedido foi protocolado pela Rede. Presidente do conselho decidiu por arquivamento na última sexta

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), em discurso no Senado
Henrique Gimenes - 27/06/2017 18h19 | atualizado em 27/06/2017 18h21
Senadores da oposição conseguiram, nesta terça-feira 27, as assinaturas necessárias para protocolar um recurso contra o arquivamento do pedido de cassação do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). O pedido foi protocolado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e também é assinado pelos senadores João Capiberibe (PSB-AP), José Pimentel (PT-CE), Pedro Chaves (PSC-MS), Lasier Martins (PSD-RS) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), membros titulares do Conselho de Ética do Senado Federal. O senador Randolfe Rodrigues é membro suplente do conselho.
O recurso argumenta que a decisão do presidente do conselho deve considerar três questões técnicas: legitimidade ao autor do pedido, a identificação do senador e os fatos a ele atribuídos e se os fatos são referentes ao mandato. O texto afirma que o pedido cumpre todas as regras.
Na sexta-feira (24), o senador João Alberto (PMDB-MA), presidente do conselho, decidiu arquivar o pedido de cassação contra Aécio Neves por considerar não haver provas. O requerimento foi protocolado pela Rede e pelo PSOL com base nas gravações do senador com Joesley Batista, um dos donos da JBS. Aécio está afastado do mandado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desde maio.