Leia também:
X Ex-tesoureiro do PT é absolvido na Lava Jato

Oposição pede desarquivamento de cassação de Aécio

Pedido foi protocolado pela Rede. Presidente do conselho decidiu por arquivamento na última sexta

O senador Randolfe Rodrigues  (PSOL-AP), em discurso no Senado

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), em discurso no Senado

Henrique Gimenes - 27/06/2017 18h19 | atualizado em 27/06/2017 18h21

Senadores da oposição conseguiram, nesta terça-feira 27, as assinaturas necessárias para protocolar um recurso contra o arquivamento do pedido de cassação do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). O pedido foi protocolado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e também é assinado pelos senadores João Capiberibe (PSB-AP), José Pimentel (PT-CE), Pedro Chaves (PSC-MS), Lasier Martins (PSD-RS) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), membros titulares do Conselho de Ética do Senado Federal. O senador Randolfe Rodrigues é membro suplente do conselho.

O recurso argumenta que a decisão do presidente do conselho deve considerar três questões técnicas: legitimidade ao autor do pedido, a identificação do senador e os fatos a ele atribuídos e se os fatos são referentes ao mandato. O texto afirma que o pedido cumpre todas as regras.

Na sexta-feira (24), o senador João Alberto (PMDB-MA), presidente do conselho, decidiu arquivar o pedido de cassação contra Aécio Neves por considerar não haver provas. O requerimento foi protocolado pela Rede e pelo PSOL com base nas gravações do senador com Joesley Batista, um dos donos da JBS. Aécio está afastado do mandado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desde maio.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.