Leia também:
X Covid: Kalil diz que prefeitura vai financiar vacina da UFMG

Oposição na Câmara apresenta pedido de CPI contra Salles

Intenção é apurar omissões e supostos crimes cometidos pelo ministro do Meio Ambiente

Pleno.News - 28/04/2021 20h33 | atualizado em 28/04/2021 21h37

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (28), partidos de oposição apresentaram, na Câmara dos Deputados, um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos crimes que teriam sido cometidos pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O texto é assinado por integrantes de sete partidos, PT, PSB, PDT, Psol, PCdoB, Rede e PV.

O pedido já conta com 130 assinaturas mas precisa de mais 41 nomes. Para isso, a esquerda busca apoio em outras siglas, como o Cidadania, MDB, DEM e PSDB.

Um dos focos da CPI serão as denúncias feitas pelo delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal (PF), que apresentou uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 14 de abril. No texto, ele pediu a investigação de Salles e do senador Telmário Mota (PROS-RR) por supostamente atrapalharem medidas de fiscalização ambiental. Saraiva compareceu à Câmara nesta segunda-feira (26) e afirmou que o ministro teria legitimado a ação de madeireiros ilegais.

Além, caso seja instalada, a comissão também irá apurar um suposto desmonte da fiscalização e omissão em relação ao desmatamento na Amazônia, omissão de incêndios no Pantanal, um suposto conluio com garimpeiros e outros temas.

O requerimento aponta que a “antipolítica ambiental” de Salles “inclui o desmonte das instituições ambientais conquistadas pela sociedade brasileira ao longo das últimas décadas, em afronta à Constituição Federal e aos tratados e convenções internacionais de que o país faz parte, que estabelecem a obrigação de o poder público defender e preservar o meio ambiente para a presente e futuras gerações”.

Leia também1 Oposição quer 'ir ao ataque' com CPI contra Salles na Câmara
2 'Busca por holofote', diz Salles sobre pedido de investigação
3 'Nenhum país vai fiscalizar o Ministério do Meio Ambiente'
4 Braga Netto explicará leitos em hospitais das Forças Armadas
5 Plano de Bolsonaro que protege Amazônia é repudiado por ONGs

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.