Leia também:
X Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro não terá Putin e Xi Jinping

Oposição marca vitória contra Lula ao derrubar aumento do IOF

Foram 383 votos para a derrubada do texto presidencial e outros 98 a favor da manutenção

Pleno.News - 25/06/2025 20h48 | atualizado em 26/06/2025 12h05

Deputado Zucco Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A oposição da Câmara dos Deputados, liderada pelo deputado federal Zucco (PL-RS), comemorou nesta quarta-feira (25) a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 214/2025, que derruba o aumento do IOF estabelecido pelo governo Lula. A proposta teve 383 votos a favor da suspensão do decreto presidencial e 98 contrários, marcando uma das maiores derrotas do Palácio do Planalto neste mandato. O texto segue agora para o Senado.

O projeto susta os efeitos do Decreto nº 12.466, de maio de 2025, que elevava o imposto sobre operações financeiras. Relatada pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), a medida foi apresentada como resposta ao que a oposição chama de “arrocho fiscal” contra empreendedores, trabalhadores e consumidores.

Após a votação, Zucco afirmou que a decisão é um recado claro contra a política tributária do governo.

– Essa vitória é do povo brasileiro, que disse basta ao confisco disfarçado promovido pelo governo do PT. Lula teve a chance de recuar, de suspender esse decreto vergonhoso, mas preferiu afrontar o Congresso e, acima de tudo, afrontar o povo – disse o parlamentar.

E continuou:

– Hoje, o Parlamento respondeu à altura. Essa não é apenas uma vitória da oposição — é um recado claro de que o Brasil não aceitará mais ser saqueado para bancar os abusos de um governo que só sabe aumentar impostos e inflar a máquina pública. O tempo da submissão acabou.

A derrubada do decreto é considerada um marco na relação entre Congresso e Executivo. Desde 2023, parlamentares da oposição vêm denunciando aumentos sucessivos na carga tributária. Segundo eles, mais de 25 tributos foram criados ou elevados no período.

Com a aprovação do PDL, a oposição espera que essa vitória seja apenas a primeira de uma série de reações contra a escalada de impostos promovida pelo governo federal.

Leia também1 Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro não terá Putin e Xi Jinping
2 Lula reclama da voz rouca e aponta “excesso de discursos”
3 Câmara derruba decreto de Lula sobre o aumento do IOF
4 Lula elogia trabalho de Haddad na Fazenda e cita seriedade
5 Doria abandona programa após pergunta sobre vídeo íntimo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.