Leia também:
X Junto de Collor e Lira, Bolsonaro confirma aumento do Auxílio

Oposição entrega requerimento de abertura da CPI do MEC

Senador Randolfe Rodrigues protocolou o pedido e espera que seja lido nesta quarta

Monique Mello - 28/06/2022 13h21 | atualizado em 28/06/2022 15h04

Randolfe Rodrigues Foto: Pedro França/Agência Senado

Encabeçado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o grupo de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso protocolou nesta terça-feira (28), o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MEC. A expectativa é de que a leitura do pedido no Senado ocorra nesta quarta (29).

A finalidade da comissão é investigar o suposto “gabinete paralelo” no Ministério da Educação (MEC) comandado pelo ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.

Para abertura de uma CPI no Senado são necessárias 27 assinaturas. Na última sexta-feira (24), Randolfe informou que esperaria ter no mínimo 30 assinaturas para protocolar o requerimento. Desta forma, segundo ele, a comissão teria mais robustez para realizar a oitiva. O parlamentar atingiu a expectativa das 30 assinaturas e apresentava, por voltas das 12h30, o requerimento à Mesa Diretora do Senado.

– Em decorrência da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro conseguimos, finalmente, as assinaturas que restavam para protocolar o pedido – disse Randolfe Rodrigues.

O pedido da oposição para a CPI do MEC começou a circular em março. Os parlamentares opositores pretendem fazer com que a comissão tenha início antes do recesso legislativo, que começará em 18 de julho. Ano passado, o requerimento da CPI da Covid levou mais de dois meses para ser lido por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

Leia também1 Mourão: "Em ano eleitoral, CPI do MEC não deve progredir"
2 "Bolsonaro não se vende para a imprensa", diz Carla Cecato
3 Tarcísio afirma que colocaria a "cara no fogo" por Bolsonaro
4 Defesa diz que Ribeiro não tinha poder para favorecer pessoas
5 MEC: STF envia à PGR pedido do PT para investigar Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.