Leia também:
X Após derrotas, Lula libera R$ 3 bilhões para parlamentares

Oposição cresce nas redes em meio ao PL das Fake News

Dados foram recolhidos pela Genial/Quaest

Thamirys Andrade - 05/05/2023 10h45 | atualizado em 05/05/2023 11h00

Parlamentares de oposição Nikolas Ferreira, Marcel van Hattem e Deltan Dallagnol Fotos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados | Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest mostrou que parlamentares de oposição se tornaram mais influentes nas redes sociais que os governistas, gerando mais conteúdo e engajamento sobre temas como o PL das Fake News e a CPMI dos Atos de 8 de janeiro. Os novos dados que atestam o bom desempenho dos conservadores nas mídias sociais foram recolhidos entre os dias 1° de abril e 2 de maio.

Segundo apontou o monitoramento, oposicionistas fizeram 201 publicações a mais que os governistas sobre o PL, reforçando a defesa de que o projeto pode provocar censura. Como resultado, parlamentares que apoiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiram montar uma equipe para exaltar a proposta na web e pedir ajuda de influenciadores de esquerda, segundo informações do jornal O Globo.

A Quaest mostrou que entre os dez deputados mais populares na web, há apenas um apoiador de Lula: o deputado federal André Janones (Avante-MG). Entretanto, o parlamentar caiu quatro posições em relação à última pesquisa. Já no Senado, o caso é ainda mais preocupante para Lula, pois na Casa não há nenhum parlamentar aliado com mais influência nas redes.

Na Câmara, a oposição viu o Índice de Popularidade Digital (IPD) aumentar de 17.3 para 17.7, enquanto a esquerda oscilou de 15.2 para 15.1. No Senado, o marcador saltou de 23.4 para 25.2 para os conservadores, e cresceu de 16.9 para 17.7 no caso dos governistas.

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, “os dados mostram o tamanho do desafio do governo com a comunicação de guerrilha” e a falta de uma “estratégia de comunicação para mobilização de base”.

Leia também1 Barroso manda apuração contra Rui Costa para a Justiça Federal
2 Advogado de Silveira chama análise de indulto de 'pão e circo'
3 Vacina de Bolsonaro em SP foi registrada com email de "Lula"
4 Michelle Bolsonaro ironiza post do governo com Zé Gotinha
5 Moraes e Mendonça trocam farpas durante julgamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.