Leia também:
X General Amaro é oficializado como novo ministro do GSI

Oposição articula alternativa ao PL das Fake News

Deputados contrários ao PL defendem o Marco Legal das Plataformas Digitais

Pleno.News - 04/05/2023 09h14 | atualizado em 04/05/2023 15h36

Câmara dos Deputados Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Parlamentares de oposição se articulam na Câmara para tentar aprovar um texto alternativo ao atual Projeto de Lei das Fake News, que está sob a relatoria de Orlando Silva (PCdoB-SP). Deputados conservadores e integrantes da Frente Parlamentar Evangélica passaram a defender que, no lugar do texto apoiado pelo governo, seja levada a votação uma proposta elaborada por Mendonça Filho (União Brasil-PE).

O “plano B” dos oposicionistas trata da criação do Marco Legal das Plataformas Digitais. O texto dá às plataformas digitais o direito de fazer a autorregulação do setor e não impõe obrigações às big techs em caso de disseminação de informações falsas, como está previsto no projeto de Silva.

Ministro da Educação no governo Temer, Mendonça Filho negocia, há ao menos duas semanas, com congressistas em busca de apoio à sua proposta. Ele argumenta que seu texto não implicará “restrição à liberdade de expressão, à liberdade de religião e de crença”.

Seu discurso se ajusta à reclamação de evangélicos e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles defendem que o PL das Fake News impõe censura. O projeto seria votado nesta terça-feira (2), no plenário da Casa, mas, por falta de consenso, o relator pediu para adiar a apreciação pelos deputados.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), concordou com o adiamento depois de consultar os líderes dos partidos. Na sessão da noite de terça, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, defendeu a votação do texto de Orlando Silva por acreditar que os governistas não teriam número suficiente de votos para aprová-lo.

A votação deve ficar suspensa por ao menos duas semanas. Lira viaja nesta quinta-feira (4) para o exterior e só retorna no dia 10. Diante da pressão para que o Congresso elabore uma lei para regular as plataformas digitais, conservadores afirmam ser importante aprovar um texto alternativo para impedir que o Judiciário “roube” o protagonismo do tema.

– Somos favoráveis ao projeto porque a gente sabe que tem uma pressão do STF muito grande para regulamentar as redes sociais. É melhor que nós legislemos sobre isso – afirmou o líder da Oposição, deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

MINISTÉRIO PÚBLICO
Lira, no entanto, é reticente ao projeto, segundo interlocutores, por achar que o Ministério Público fica muito empoderado. O texto de Mendonça Filho atribui ao órgão a capacidade de notificar as plataformas em casos de infrações.

Estabelece também que as redes só serão responsabilizadas por conteúdos que divulgarem informações contra o estado democrático de direito se forem notificadas pelo Ministério Público e nada fizerem.

O projeto não obriga as big techs a coibir o uso de contas fictícias. A proposta sugere que as plataformas devem atuar para restringir esse tipo de conta, cujo real proprietário não é identificado.

*AE

Leia também1 General Amaro é oficializado como novo ministro do GSI
2 Câmara impõe derrota a Lula e derruba decretos do saneamento
3 PF terá que ouvir profissionais que teriam vacinado Bolsonaro
4 Wajngarten: "Bolsonaro nunca acessou cartão de vacina digital"
5 Sanderson chama Moraes de abusador e critica prisão de Torres

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.