Onyx irá demitir 320 da Casa Civil: “Despetização da pasta”
Ministro afirmou que exoneração de comissionados tem por objetivo fazer o governo funcionar "livre de amarras ideológicas"
Henrique Gimenes - 02/01/2019 21h19 | atualizado em 03/01/2019 12h04

Nesta quarta-feira (2), o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni disse que cerca de 320 servidores em cargos de confiança da pasta serão exonerados. A medida será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (3).
De acordo com Onyx, a intenção do novo governo é fazer uma “despetização do governo federal” e poder funcionar “livre de amarras ideológicas”.
– Vamos retirar de perto da administração pública federal todos aqueles que têm marca ideológica clara. Nós todos sabemos do aparelhamento que foi feito principalmente do governo federal nos quase 14 anos que o PT aqui ficou – apontou.
O ministro também explicou que aqueles que quiserem poderão ficar no cargo, mas que será necessário procurar a Casa Civil antes. A análise será feita pela competência e por não ser contrário ao atual governo.
– Competência é questão número um. O que nós vamos buscar é retirar do quadro que está aqui, todos aqueles que têm um componente ideológico antagônico ao nosso projeto. Nós somos sim um governo que tem perfil de centro-direita, de uma aliança liberal-conservadora. Não tem fundamento ter aqui um cara que é socialista, comunista, ou qualquer dessas outras coisa – apontou.
O processo de seleção deve durar duas semanas.
Leia também1 Sérgio Moro assume cargo em cerimônia no Planalto
2 Damares Alves assume como ministra da Mulher e Família