Onyx: Estados fizeram mau uso de recursos enviados pela União
Ministro se pronunciou nesta quinta-feira
Ana Luiza Menezes - 15/04/2021 16h51 | atualizado em 15/04/2021 17h06

Nesta quinta-feira (15), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, disse que os estados fizeram mau uso dos recursos enviados pela União. Em entrevista à rede CNN Brasil, ele afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid não assusta o governo federal.
– Nós não temos absolutamente nenhum temor. O governo sabe o que fez; fez com competência. O Brasil é o país que conduziu de forma mais equilibrada o processo – declarou o ministro.
– Dinheiro não faltou, tanto é que você tem cinco operações da Polícia Federal em várias cidades, em vários estados brasileiros. Por quê? Por mau uso do dinheiro mandado pelo governo federal – acrescentou Lorenzoni.
O ministro também criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu que governadores e prefeitos definam medidas restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus.
– Se o STF não tivesse tirado do presidente a condição de poder fazer a gestão do enfrentamento da pandemia, nós não teríamos os reizinhos nas cidades, nós não teríamos os imperadores dos estados que hoje batem em cidadão e cidadã de bem, que prendem quem quer trabalhar, que tiram o direito dessas pessoas de levar o pão para casa para alimentar seus filhos”, afirmou o ministro.
Não tememos nenhum enfrentamento. Trabalhamos para o povo brasileiro e sempre com a verdade. Há uma bolha que vive de narrativas cujo objetivo sabemos qual é. pic.twitter.com/03YAXJl2Ic
— Onyx Lorenzoni 🇧🇷 (@onyxlorenzoni) April 15, 2021
Leia também1 Randolfe: É 'razoável pensar' em instalação da CPI na próxima 5ª
2 Kajuru dá chilique: "Me tiraram da CPI do Covid"
3 Veja como ficou a composição da CPI da Covid-19 no Senado
4 Doria pode virar alvo de CPI na Alesp por ações na pandemia
5 STF confirma decisão de Barroso por abertura de CPI da Covid