Leia também:
X Queiroga diz que Brasil irá ‘liderar’ vacinação global infantil

‘Ômicron pode indicar fim da pandemia’, diz imunologista

Declaração foi dada pelo médico Roberto Zeballos em entrevista à Jovem Pan

Pleno.News - 11/01/2022 15h47 | atualizado em 11/01/2022 16h42

Médico Roberto Zeballos Foto: Arquivo Pessoal

Para o médico Roberto Zeballos, a variante Ômicron do coronavírus indica que a pandemia está próxima do fim. Durante entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan, o imunologista falou que existe um estudo que aponta que essa nova variante gera anticorpos contra a variante Delta, o que pode acarretar uma “imunidade” de rebanho.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (10).

– Tem um estudo mostrando que quem vence a variante Ômicron desenvolve anticorpos contra a cepa Delta. Então, ela pode gerar uma imunidade, e a tendência é muito grande [de imunidade de rebanho] – apontou.

Para o médico, a letalidade da Ômicron é baixa e as vacinas “estão totalmente defasadas”.

– Eu não tenho bola de cristal, mas, se não aparecer mais uma variante agressiva, a Ômicron está me parecendo que é o fim da pandemia. A letalidade dela é tão baixa que só se [a pessoa] tiver uma comorbidade morre. Eu acredito que essa variante vai imunizar muito mais do que as vacinas, que estão totalmente defasadas – destacou.

Durante a entrevista, Zeballos disse ainda que não tomou a vacina contra a Covid-19 e que não recomenda a imunização de crianças.

– Nenhuma morte é aceitável. Mas, em relação a esses números [de mortes de crianças], eu pesquisei e precisam ser investigados para aceitar. Eu não tomei vacina porque analisei o custo-benefício. Quando você pega crianças e não observa as fatalidades, você só está vendo os números que estão te informando. A primeira coisa que eu faço é checar se esses números são verdadeiros, porque não bate com o que o americano está vendo. Esses números não são fiéis. São crianças em formação, por isso eu não acho que, no presente momento, e que não estamos vendo fatalidades de crianças, não está havendo situação emergencial para vacinas – ressaltou.

Leia também1 "Quem tem mais de 30 anos não pode se enganar com o PT"
2 Jovem autista desenha Jair e Michelle Bolsonaro e é atacada
3 "PT quer meter a mão no bolso do trabalhador", diz Paulo Skaf
4 Adélio afirmou em carta que local onde está preso é 'satânico'
5 Jair Bolsonaro fará viagem ao Suriname na próxima semana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.