Leia também:
X Instituições pedem afastamento de presidente do Inep à Justiça

Olavo de Carvalho nega ter ido aos EUA por “ameaça de prisão”

Escritor disse que recebeu oferta de passagens e aproveitou para voltar para casa

Pleno.News - 18/11/2021 16h24 | atualizado em 18/11/2021 18h00

olavo de carvalho
Olavo de Carvalho Foto: Reprodução / Youtube

Após quatro meses internado no Brasil, o escritor Olavo de Carvalho retornou para Virgínia, nos Estados Unidos, onde reside. Ao chegar em casa, ele gravou um vídeo para informar os seguidores sobre seu retorno inesperado e refutou informações de que teria voltado sem avisar porque estaria fugindo da Justiça.

De acordo com o influenciador, foram oferecidas a ele duas passagens para um voo que ocorreria poucas horas depois, e ele decidiu aproveitar a “chance”.

– Eu deixei o Brasil sem me despedir não por causa do risco de ser preso, mas porque me ofereceram duas passagens de avião que eram para algumas horas depois. Ou eu aceitava, ou eu rejeitava. Se eu rejeito a passagem hoje, eu não sei quando eu vou ter outra chance – assinalou.

Olavo negou qualquer “ameaça de prisão” e disse que sequer chegou a ser convocado pelo MP para depor na investigação que apura se houve alguma irregularidade em sua internação no Incor (Instituto do Coração), em São Paulo.

– Não houve nenhuma ameaça de que me prendessem, p****. O que houve foi o seguinte: convocaram o médico do Incor para depor, e eu talvez fosse testemunha do negócio. Mas, como eu estava internado, me dispensaram. Me disseram que talvez, quando eu saísse do hospital, me convocariam de novo. Não chegaram sequer a convocar, rapaz. Ninguém ameaçou de me prender, nada [disso]. Vocês estão vendo coisas – declarou.

Ele também fez críticas ao colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, que em julho, publicou um texto dizendo que houve uma operação sigilosa por parte de integrantes do governo federal e de médicos bolsonaristas para trazê-lo para tratar-se no Brasil.

– Isso é 100% falso; 100% mentira. Não tenho a menor ideia de qual é a opinião política dos doutores que me atenderam. Jamais conversei com eles nem [por] dois minutos a esse respeito. Eles agiram por impulso de caridade humana, não por causa de uma cumplicidade política bolsonarista. Esses caras só têm essa merda na cabeça. Para eles, o mundo dessa pequena política de intrigas é o mundo inteiro. É só isso que existe. Então, eles interpretam tudo dessa maneira. Eles acreditam que houve uma “conspiração” para me trazer ao hospital – criticou.

Olavo argumenta que pediu a um de seus ex-alunos, que é medico, para verificar se havia vaga na emergência do Incor para ele e, após a confirmação, foi até o hospital. Ele ainda negou ter deixado o tratamento nos Estados Unidos por ser muito caro, mas por ser muito “ruim”.

– A mídia brasileira hoje é assim. Ela vive num mundo de mitologias pequenas, mesquinhas […] Gente que não tem capacidade para escrever em um jornalzinho de grêmio de escola e fica brincando de jornalista. Você não é jornalista m**** nenhuma, senhor Gadelha. O que você sabe é só inventar historinha idiota – disparou contra o colunista.

Olavo veio ao Brasil tratar uma doença na bexiga. O ensaísta ainda lida com a doença de Lyme, também conhecida como “doença do carrapato”.

Leia também1 Senadores ameaçam boicote, em "pressão" a Alcolumbre
2 Presidente da Eletrobras espera concluir privatização até abril
3 Coquetel da AstraZeneca tem 83% de proteção contra a Covid
4 PT irá ao STF na próxima semana contra extinção do Bolsa Família
5 PF e CGU investigam desvio de recursos em obras contra a seca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.