Leia também:
X Polícia escolta ônibus no Ceará após série de ataques

Odebrecht fecha acordo de leniência com a CGU

Empresa terá que devolver parte do que desviou em até 20 anos

Gabriel Gontijo - 26/03/2018 10h46 | atualizado em 26/03/2018 11h41

Sede da Odebrecht, em São Paulo Foto: EFE/Archivo

O grupo Odebrecht fechou um acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União (CGU) após meses de negociação. Nos termos do pacto, a empresa admite que cometeu irregularidades em contratos com a União e concorda na devolução de parte do que foi desviado aos cofres públicos.

O acordo ainda precisa ser assinado, mas assim que for sacramentado, já permitirá que a empresa volte a trabalhar com o setor público.

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, o valor a ser ressarcido é de R$ 3,8 bilhões. O grupo já tinha chegado a essa quantia após acordo de leniência, no final de 2016, com o Ministério Público Federal (MPF), além de autoridades da Suíça e dos Estados Unidos. O pagamento será feito em um período de 20 anos.


Com o acordo sacramentado, a Odebrecht ficará livre da declaração de inidoneidade expedida pela CGU, o que impede a participação de empresas envolvidas em casos de corrupção em licitações públicas. Tal declaração também impede empréstimos em bancos públicos, como o BNDES.

Além da Odebrecht, outras empresas têm negociado acordos com o MPF e a CGU, como Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. Todas elas foram denunciadas na Operação Lava Jato.

Leia também1 Lava Jato investiga ex-diretor de estatal paulista
2 Lava Jato mira em esposa de ex-gerente da Transpetro
3 Investigador de políticos réus na Lava Jato pede demissão

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.