Leia também:
X BK oferece lanche a R$ 6 para quem apresentar título de eleitor

OAB firma acordo com TSE para enfrentar fake news nas eleições

Documento define ações, medidas e projetos para o "enfrentamento da desinformação" no processo eleitoral

Pleno.News - 28/04/2022 16h30 | atualizado em 28/04/2022 16h58

Ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes no TSE Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, assinaram um termo de cooperação, nesta quarta-feira (27), com definição de ações, medidas e projetos para o enfrentamento da desinformação e fake news no processo eleitoral.

A ação visa o fortalecimento da confiança nas instituições eleitorais. O acordo foi assinado em reunião realizada na sede do tribunal.

Com o documento, o tribunal busca reconhecer a centralidade da OAB para a preservação do Estado Democrático de Direito. Além de reforçar a importância da união de esforços entre Justiça Eleitoral e entidades preocupadas com a garantia de divulgação de informações checadas e transparentes, que combatam a disseminação de notícias falsas e de discursos de ódio.

O presente termo terá vigência a partir da data de sua assinatura

– Uma das missões da Ordem é defender a Constituição e o nosso sistema de direitos e garantias. No Brasil, o voto direto, secreto e universal é uma cláusula pétrea. Defender o sistema eleitoral de ataques e desinformações é condição obrigatória para que a OAB desempenhe a sua tarefa constitucional – afirmou Simonetti.

A Ordem se comprometeu também a realizar atividades voltadas à conscientização a respeito da ilegalidade e da nocividade das práticas de desinformação. Na organização de eventos científicos e publicações acadêmicas, assim como na concessão de entrevistas e na publicação de artigos de opinião, a Instituição assumiu o objetivo de privilegiar temas como a integridade das eleições brasileiras, a tolerância política, a legitimação do pensamento divergente e o papel da Justiça Eleitoral como instituição garantidora da democracia.

Em 2021, o TSE criou um Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, para combater, ininterruptamente, a desinformação relacionada à Justiça Eleitoral, ao sistema eletrônico de votação e ao processo eleitoral em suas diferentes fases.

*AE

Leia também1 Pacheco: Não tem cabimento levantar dúvida sobre as eleições
2 "STF interferiu no Congresso em votação do voto impresso"
3 Renan celebra decisão da ONU sobre julgamento de Lula
4 Advogada denuncia cartilha que ataca Bolsonaro e super-ricos
5 União abandona 3ª via, e Bivar é acusado de trair a aliança

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.