OAB e mais 5 entidades prestam ‘solidariedade’ a Luís Barroso
Em carta, líderes reafirmam "confiança nas urnas eletrônicas"
Monique Mello - 05/08/2021 18h19 | atualizado em 05/08/2021 18h29

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu o apoio de seis entidades da sociedade civil por meio de uma “carta de solidariedade”. Nesta quarta-feira (4), os presidentes de tais entidades entregaram o documento a Barroso como “reafirmação da confiança institucional no processo eleitoral brasileiro.”
Esse é só mais um capítulo do embate entre o presidente Jair Bolsonaro e o judiciário. As críticas do chefe do Executivo a Barroso motivaram a atitude do grupo composto por: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A carta foi entregue em uma reunião virtual com o ministro Barroso. As entidades ressaltaram que “ameaçar a não realização de eleições em 2022, caso o resultado das urnas possa vir a contrariar os interesses daquele que detém o poder, é ofensa grave que não se pode tolerar”.
Leia também1 TSE rebate Bolsonaro sobre 2018: 'Nada de anormal com o sistema'
2 Bolsonaro detona "ativismo judicial" de Barroso no STF
3 Bolsonaro: 'Moraes é o próprio fake news, a mentira em pessoa'
4 Fux cancela reunião entre os 3 Poderes após falas de Bolsonaro
5 Bolsonaro: A contagem de votos atual não tem transparência