CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Flordelis presta depoimento sobre o assassinato do marido

O que Regina Duarte fará na Cinemateca?

Atriz, que deixou a Secretaria Especial de Cultura, segue para nova função

Camille Dornelles - 21/05/2020 10h58 | atualizado em 21/05/2020 11h36

Regina Duarte assumirá comando da Cinemateca Foto: EFE/Joédson Alves

A atriz Regina Duarte deixou a Secretaria Especial de Cultura do governo Bolsonaro após uma reunião com o presidente nesta quarta-feira (20). O líder do Executivo, então, anunciou que ela passará a comandar a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e poderá ficar mais perto dos filhos.

– Acabo de ganhar um presente que é o sonho de toda pessoa de comunicação, de audiovisual, de cinema, de teatro. Um convite para fazer Cinemateca, que é um braço da cultura. É um museu de toda filmografia brasileira. Obrigada, presidente – declarou a atriz.

Mas o que Regina Duarte fará na Cinemateca? O que é a Cinemateca? Ela está sem comando? O Pleno.News responde estas dúvidas.

O QUE FAZ A CINEMATECA?

A instituição está sob o guarda-chuva da Secretaria Especial de Cultura (Secult) e tem o papel de preservar e difundir a produção de audiovisual do Brasil. Seu trabalho é voltado principalmente para a preservação da memória artística brasileira no campo das artes audiovisuais e incentivar novos trabalhos de profissionais do cinema e televisão. Possui um acervo de mais de 250 mil rolos de filmes e 1 milhão de documentos.

Regina Duarte ficou dois meses na Secretaria de Cultura Foto: PR/Marcos Corrêa

A CINEMATECA ESTÁ SEM COMANDO?

A Cinemateca não está sem comando, mas o exato cargo de Regina Duarte ainda não foi anunciado. O presidente da República pode, inclusive, criar um novo posto, caso veja necessidade. É certo que ela estará na liderança do centro cultural. Regina Duarte pode assumir a coordenação geral, substituindo a cineasta Olga Futemma, que já tem 36 anos de casa.

O QUE REGINA FARÁ NO COMANDO DA CINEMATECA?

Regina Duarte deverá atuar junto com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, que administra todos os núcleos (Preservação, Documentação e Pesquisa, Difusão, Administração e Tecnologia da Informação) do espaço até 2021. A associação é vinculada ao Ministério da Educação, mas é uma organização social.

A nova gerente precisa averiguar os trabalhos realizados pelos núcleos, atuar na administração de recursos e trabalhar em maneiras de difundir o cinema brasileiro, com a presença dos filmes em mostras, festivais e outros eventos. Deve incentivar a produção nacional e sua memória. A Cinemateca não trabalha sozinha, agindo em conjunto com outros órgãos públicos da Secult, como Ancine e Depósito Legal, além de entidades civis.

A CINEMATECA RECEBE VISITANTES?

Sim, a Cinemateca possui um espaço de divulgação dos trabalhos ao público e duas salas de exibição. Mas visitas técnicas e educativas são agendadas previamente e ocorrem uma vez por mês. Além disso, os jardins do prédio são abertos ao público e a entrada é gratuita. Os horários de funcionamento são: segunda-feira à quarta-feira das 08h às 18h, e quinta-feira a domingo, das 08h às 21h.

Jardins da Cinemateca, em São Paulo Foto: Pixabay

Leia também1 Regina Duarte deixa secretaria de Cultura do governo federal
2 Mario Frias aceita convite e deve assumir a Cultura
3 Villas Bôas elogia postura de Regina Duarte com a CNN

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo