Leia também:
X Se eleito, Lula vai governar para se perpetuar no poder, diz Tebet

O que pensam Bolsonaro e Lula sobre religião, aborto e gays

O Pleno.News preparou um perfil dos dois presidenciáveis

Leiliane Lopes - 19/09/2022 18h36 | atualizado em 19/09/2022 18h42

Lula e Bolsonaro Foto: EFE/Felipe Iruatã e Alan Santos/PR

Dos 11 candidatos à Presidência da República, dois estão à frente das pesquisas: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

O Pleno.News preparou um perfil dos dois presidenciáveis para mostrar o que eles pensam sobre assuntos polêmicos como religião, aborto e união entre pessoas do mesmo sexo.

JAIR BOLSONARO

Nascido em 1955, Jair Messias Bolsonaro se formou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977 e trilhou a carreira militar até que em 1988 foi eleito a vereador do Rio de Janeiro.

Casado com Michelle de Paula, Bolsonaro tem cinco filhos, sendo Laura, a caçula, fruto de seu atual relacionamento e Flávio, Carlos, Eduardo e Renan filhos de outros dois casamentos.

Como deputado federal, Jair Bolsonaro fez grandes discursos em defesa dos valores da família. Foi ele uma das principais vozes no Congresso Nacional que levou a Câmara a acabar com propostas como a cartilha contra a homofobia, chamada popularmente de “kit gay” e contra o famigerado Projeto de Lei 122/2006 que criminalizava a homofobia.

RELIGIÃO
O candidato à reeleição é católico, mas tem fortes ligações com os evangélicos por causa de sua esposa, que é membro da Igreja Batista Atitude em Brasília (DF).

Além disso, o político tem valores parecidos com o grupo religioso mais conservador, o que fez com que ganhasse um grande apoio nas eleições de 2018, quando foi eleito como presidente do Brasil.

ABORTO
O atual presidente é contra o aborto e afirma que nas situações previstas na legislação brasileira devem ser uma decisão do casal. O Código Penal brasileiro permite a realização do aborto em casos de estupro, risco de vida para a pessoa gestante e fetos anencéfalos.

Ao longo de seu mandato, Bolsonaro defendeu a vida desde a concepção, por muitas vezes. Em março deste ano, ao lamentar a legalização do aborto na Colômbia, o presidente escreveu no Twitter:

– No que depender de mim, lutarei até o fim para proteger a vida de nossas crianças!

CASAMENTO GAY
Por lutar contra o “kit gay” na Câmara dos Deputados, Bolsonaro passou a ser chamado de homofóbico. Esse é um título que até hoje tentam colar em sua imagem, dizendo que ele não gosta de homossexuais.

Sempre que é questionado sobre o assunto, o presidente diz que a união entre pessoas do mesmo sexo é um assunto privado e ele sempre será contra expor crianças a materiais que não são próprios para a idade.

O candidato à reeleição também é contra o ensino da ideologia de gênero, uma tese sem fundamentos científicos que diz que gênero é construção social e pode ser mudado conforme o desejo da pessoa.

– Aceitamos o comportamento de quem quer que seja depois de uma certa idade, cada um vá ser feliz da maneira que ele achar melhor. Mas esse tipo de ideologia nas escolas, nós não podemos e nós não admitimos – disse o presidente durante evento no Piauí, no começo deste ano.

Bolsonaro e Lula Arte: Pleno.News // Fotos: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert

LULA
Nascido em 1945, Luiz Inácio Lula da Silva trabalhou como torneiro mecânico e começou a se envolver com sindicatos e liderar greves entre operários, migrando para a política.

Em 1986, ele foi eleito como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores que ele ajudou a fundar em 1980.

Antes de se tornar o 35º presidente do Brasil, Lula disputou as eleições presidenciais por três vezes, perdendo para Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

O petista é pai de cinco filhos: Fábio Luís, Sandro Luís, Luís Cláudio, Lurian e Marcos Cláudio. Eles são frutos dos dois primeiros casamentos do político. Atualmente, Lula está casado com a socióloga Rosângela da Silva, mais conhecida pelo apelido Janja.

O petista não é defensor de pautas ligadas à família. Inclusive, durante discurso de pré-campanha, o político declarou que a defesa da família é “atraso”.

– Essa pauta da família, pauta dos valores, é uma coisa muito atrasada – declarou.

Os projetos de leis que estão em discussão no Congresso Nacional que vão contra os valores da família são assinados por políticos do PT e de partidos aliados como PCdoB e PSOL.

RELIGIÃO
O líder petista se identifica como católico, e horas antes de ser preso, em abril de 2018, participou de uma missa em homenagem à sua falecida esposa, Marisa Letícia, na porta do Sindicato dos Metalúrgicos.

Não praticante do catolicismo, Lula tem muitas ligações com as religiões de matriz africana. No final de 2021, o ex-presidente foi recebido por representantes da Umbanda e do Candomblé em Salvador onde recebeu um banho de pipoca.

ABORTO
Lula é a favor da descriminalização do aborto no Brasil. Para ele, permitir que crianças sejam assassinadas no ventre de suas mães é questão de saúde pública.

– Mulheres pobres morrem tentando fazer aborto, porque o aborto é proibido, é ilegal. Quando que a madame pode ir fazer um aborto em Paris, escolher ir pra Berlim. Na verdade, deveria ser transformado em uma questão de saúde pública e todo mundo ter direito, e não vergonha – disse o ex-presidente.

CASAMENTO GAY
Em 2009, quando era presidente, Lula se colocou favorável à união entre pessoas do mesmo sexo.

– Eu, a vida inteira, defendi o direito à união civil. Acho que a gente tem que parar com essa hipocrisia no Brasil, porque a gente sabe que tem homem morando com homem e mulher com mulher. E eles vivem bem e de forma extraordinária constroem uma vida e trabalham juntos. Por isso, eu sou favorável – declarou.

Leia também1 TSE ordena remoção de publicações contrárias a Lula
2 O anticristo já está entre nós? O que a Bíblia fala? Quem ele é?
3 Cármen Lúcia manda remover site com ataques a Bolsonaro
4 Bolsonaro se irrita e deixa jornalistas falando sozinhos
5 Bolsonaro foi ungido presidente em ato profético no ano de 2017

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.