Leia também:
X GO: Pastor morre em acidente de carro após sair de velório

O que já se sabe sobre a posse de Jair Bolsonaro

Ainda não foi definido se Bolsonaro desfilará em carro aberto ou não

Jade Nunes - 18/11/2018 10h40 | atualizado em 18/11/2018 11h31

O presidente eleito Jair Bolsonaro Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O presidente eleito Jair Bolsonaro tomará posse no dia 1º de janeiro de 2019. Os preparativos, porém, já começaram.

O dia deve ter início com um culto na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Catedral de Brasília. Há a chance de que seja feito um culto ecumênico para Bolsonaro.

O presidente eleito estará acompanhado da esposa, Michelle, e ainda se encontrará com o vice, general Hamilton Mourão, e sua respectiva mulher, no lugar.

O trajeto que vai desde a residência de Bolsonaro até a Esplanada, assim como todo o deslocamento na região, deve ser acompanhado de batedores da Polícia do Exército, fuzileiros navais e da Polícia Federal.

Ainda não foi definido se o presidente eleito e o vice desfilarão em carro aberto, que é tradicionalmente um Rolls-Royce Silver Wraith de 1952. Em entrevista ao SBT nesta sexta-feira (16), o general Heleno disse que os agentes de segurança devem recomendar que Bolsonaro se desloque em carro fechado.

Já no Palácio do Itamaraty deve ser oferecido um almoço à nova cúpula governamental e às delegações estrangeiras, com a presença de chefes de Estado e governo. Depois disso, a comitiva segue até o Congresso Nacional, onde será de fato a posse.

No plenário da Câmara acontecerá uma sessão solene. Bolsonaro fará o juramento do compromisso constitucional, será empossado e discursará.

Ao sair do Congresso, o presidente eleito irá ouvir o Hino Nacional e uma salva de tiros.

Michel Temer estará esperando por Bolsonaro no Planalto, na base da rampa. Até o momento, não foi divulgado em qual ponto acontecerá a troca da faixa presidencial.

Quando chegar ao gabinete presidencial, Bolsonaro assinará os termos de posse de seus ministros e posará para fotos oficiais. O dia, tradicionalmente, é encerrado com um banquete de gala no Palácio do Itamaraty ou da Alvorada. O presidente eleito, no entanto, pode optar por um coquetel.

Leia também1 Ministro Barroso: "Lula não é perseguido político"
2 Michel Temer comenta saída de médicos cubanos do Brasil
3 Temer garante transição tranquila com Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.