Leia também:
X Bolsonaro terá consulta para acertar nova cirurgia intestinal

O Globo sobre presidente Lula: “Em que planeta ele vive?”

Jornal classificou honrarias ao ditador Nicolás Maduro como "vexatórias"

Thamirys Andrade - 31/05/2023 16h08 | atualizado em 31/05/2023 16h48

Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Maduro Foto: EFE / André Borges

Nesta quarta-feira (31), o jornal O Globo engrossou a enxurrada de críticas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem recebendo pelas honrarias “efusivas” ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Em editorial, o veículo questionou em que “planeta” o petista vive e classificou o seu discurso como “recheado de incoerência e exagero”.

Para o periódico, “é conhecido o apego do presidente às ‘ditaduras amigas’ do PT”, como Cuba, Nicarágua e Venezuela, mas “passou muito do tom a recepção efusiva ao ditador venezuelano”. O texto afirmou que chamar de “narrativas” a ausência de democracia no país vizinho configura uma “ofensa às famílias das vítimas da ditadura”.

– Em que planeta vive ele? Ao contrário do que diz, os ataques à democracia na Venezuela estão longe de ser fantasia. São fatos comprovados por organizações internacionais e locais que tentam resistir à asfixia imposta pelo governo autocrata. Lula parece não querer enxergar o óbvio: o regime chavista, que se perpetua no poder há duas décadas e meia manipulando regras eleitorais e manietando as instituições, é marcado por violação de direitos humanos, censura à imprensa, perseguição a opositores, submissão de Judiciário e Legislativo ao Executivo e práticas perversas que não fazem parte do cotidiano de Estados democráticos – apontou O Globo.

Na sequência, o jornal frisou que a Venezuela mantém 300 presos políticos, prende jornalistas, sindicalistas e cidadãos dissidentes. Também citou os 7 milhões de refugiados venezuelanos e as crises econômica, social e humanitária que o país enfrenta.

– Lula foi eleito para seu terceiro mandato sob a bandeira da defesa da democracia. Reuniu uma frente ampla num momento em que as instituições republicanas eram ameaçadas pela conspiração golpista que eclodiria no 8 de janeiro. É no mínimo contraditório que celebre com desenvoltura um regime oposto a tudo que pregou aos eleitores – observou.

Por fim, O Globo assinalou que nenhum outro chefe de Estado que compareceu à cúpula da América Latina nesta terça-feira (30) foi tão “bajulado” quanto Maduro e que tal postura do presidente é “vexatória”.

Leia também1 Após parto, mulher contrai bactéria comedora de carne
2 Morte na família de Kakay muda planos de Nicolás Maduro
3 Coreia do Norte condena bebê de 2 anos à prisão perpétua
4 Lula oferece dinheiro do BNDES para ajudar países vizinhos
5 Presidente do Chile rebate Lula sobre Venezuela: "Não é uma narrativa"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.