Leia também:
X Vídeo mostra Jairinho recebendo sanduíche de diretor de presídio

Nunes Marques nega pedido de impeachment contra Gilmar

Ministro rejeitou pedido feito pelo ex-procurador-geral da República, Cláudio Lemos Fonteles

Paulo Moura - 16/04/2021 13h12 | atualizado em 16/04/2021 13h23

Nunes Marques negou pedido de impeachment contra Gilmar Mendes Foto: PR/Marcos Corrêa

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de impeachment protocolado contra o seu colega de Corte, Gilmar Mendes. A solicitação, feita pelo ex-procurador-geral da República, Cláudio Lemos Fonteles, foi rejeitada pelo membro da Suprema Corte na quinta-feira (15).

Fonteles havia pleiteado o impeachment de Gilmar ao Senado, alegando que o ministro havia cometido crime de responsabilidade ao conversar, em 2017, com o então senador e hoje deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). A solicitação foi negada pelo presidente da Casa, embora, segundo o ex-PGR, apenas a Mesa Diretora pudesse rejeitar o pedido.

Entretanto, de acordo com Nunes Marques, não há previsão legal determinando que o arquivamento de pedidos de impeachment contra ministros do STF só possa ser feito pela Mesa Diretora do Senado, quando constatada falta de justa causa. Assim, de acordo com ele, o presidente da Casa pode, monocraticamente, negar prosseguimento às solicitações de impedimento.

– A jurisprudência do STF é no sentido de que, inexistindo previsão legal de que os arquivamentos de denúncias por ausência de justa causa em processos de impeachment devam ser exercidos pela Mesa do Senado Federal, é de ser admitido o arquivamento por decisão monocrática do Presidente da Casa – apontou o ministro.

Também na quinta, o ministro já havia rejeitado um pedido de impeachment contra o seu colega Alexandre de Moraes. A solicitação, em mandado de segurança, foi feita pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que contestou a legalidade da prisão do deputado Daniel Silveira. Ordenada por Moraes, a detenção do parlamentar aconteceu após críticas de Silveira aos ministros do STF.

Leia também1 Kassio nega pedido de Kajuru por impeachment de Moraes
2 STF forma maioria para anular condenações de Lula na Lava Jato
3 Fachin quer voltar à 1ª Turma do STF após saída de Marco Aurélio
4 Kassio deve negar pedido sobre impeachment de Moraes, diz site
5 Bolsonaro ri ao ouvir que Nunes irá relatar impeachment

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.