Leia também:
X Lula viajará para Santos para participar do velório de Pelé

“Nunca fomos irresponsáveis com o dinheiro público”, diz Lula

Petista ignora todos os escândalos de corrupção do PT, em seu primeiro discurso empossado

Marcos Melo - 02/01/2023 18h05

Lula Foto: EFE/ Fernando Bizerra

Em seu primeiro discurso já empossado presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) listou algumas vitórias alcançadas em seus governos passados e atribuiu as conquistas ao seu cuidado com as finanças do país. Ele ousou dizer que nunca foram irresponsáveis com o dinheiro público, ignorando os muitos escândalos de corrupção que ocorreram nas gestões petistas.

Os esquemas de corrupção atingiram a marca de bilhões de reais desviados para compra de votos de parlamentares a fim de obter aprovação de projetos. Também foram utilizados para lavagem de dinheiro em contratos superfaturados da Petrobras.

Um dos maiores casos de corrupção da nossa história aconteceu em 2005, no governo Lula. Todos os meses, deputados federais recebiam uma mesada para votar pela aprovação dos projetos importantes para o Executivo. O caso ficou popularmente conhecido como Mensalão.

Roberto Jefferson, deputado federal na época, denunciou todo o esquema. Eram pagos até R$ 30 mil por mês para o parlamentar em troca de apoio às propostas do governo na Casa. O recurso vinha de uma agência contratada para fazer a publicidade de empresas e órgãos públicos.

Já no governo Dilma, em 2014, veio à tona o famigerado Petrolão, onde a Petrobras lavava dinheiro e mantinha pagamento de propina dentro da empresa, movimentando bilhões de reais. Eram contratações superfaturadas de empreiteiras para realizarem obras para a estatal. Funcionários da Petrobras pagavam às empreiteiras valores maiores que o tratado e o valor sobejante voltava para os cofres do PT e para pessoas influentes envolvidas nas tratativas.

Leia também1 Presença de Moraes é celebrada em eventos da posse de Lula
2 Padilha diz que ter Dilma no Planalto é "reparação histórica"
3 José Dirceu acompanhou a posse de Lula na grama da Esplanada
4 Janja tentou barrar imprensa em coquetel de Lula após a posse
5 Novo ministro da Educação cita Paulo Freire no 1º discurso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.