Número 2 do ministério chefiado por Anielle Franco pede demissão
Roberta Eugenio era secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial
Paulo Moura - 18/06/2025 14h23 | atualizado em 18/06/2025 15h53

O Ministério da Igualdade Racial, sob comando da ministra Anielle Franco, passa por mais uma mudança na sua equipe de gestão. Desta vez, a secretária-executiva Roberta Eugenio, número 2 da pasta, pediu para deixar o cargo. A decisão ocorre em meio a um processo de reorganização que vem marcando a estrutura da pasta nos últimos meses.
Entre os nomes considerados para assumir o lugar de Roberta está o de Tiago Santana, atual secretário de Políticas de Ações Afirmativas e oriundo do PT do Rio de Janeiro, estado pelo qual especula-se que Anielle deve disputar uma vaga de deputada federal nas eleições de 2026.
Desde o ano passado, o ministério tem enfrentado um fluxo constante de trocas em posições estratégicas. Além de Roberta, já deixaram a equipe dirigentes como Yuri Silva, responsável pelo Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial; Luiz Paulo Bastos, que era diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo; e, mais recentemente, Márcia Lima, também da área de ações afirmativas.
Em nota oficial, o ministério afirmou que a saída de Roberta foi comunicada com antecedência e atribuída a motivos pessoais e familiares. A equipe de Anielle ressaltou que a transição já vinha sendo planejada e que a continuidade das políticas da pasta está garantida.
Leia também1 Damares reage após denúncia do grupo Prerrogativas sobre Marajó
2 Juíza proíbe documentário sobre XP Investimentos; vídeo continua
3 Rússia faz alerta para EUA não entrarem em guerra contra o Irã
4 Derrota do governo: Congresso cria CPMI de fraudes do INSS
5 Ministro Gilmar Mendes é eleito presidente da 2ª Turma do STF