Leia também:
X Tentando reanimar economia, Lula antecipa 13º salário do INSS

Novo quer derrubar decreto de Lula sobre visto de turistas

Van Hattem teme prejuízos para o turismo brasileiro após a decisão do governo federal de exigir vistos de turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália

Leiliane Lopes - 04/05/2023 21h27 | atualizado em 05/05/2023 10h39

Deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou, nesta quinta-feira (4), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que tem como objetivo sustar a decisão do presidente Lula (PT) de voltar a exigir vistos de turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.

Hattem diz, no documento, que a decisão do governo federal coloca em risco o emprego e a renda de quem trabalha, de forma direta ou indireta, com o turismo no Brasil.

O parlamentar critica a política de reciprocidade que Lula usa para justificar a mudança. Para o presidente, os vistos no Brasil para cidadãos desses países só serão dispensados se Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália também dispensarem os vistos para os brasileiros.

De acordo com Marcel van Hattem, alguns países que adotam esta política são Cuba, Venezuela e Bolívia. Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia são alguns dos vários países que também não adotam a política da reciprocidade.

– Como consequência, boa parte dos turistas norte-americanos que viajam à América do Sul deixavam de visitar o Brasil. No exemplo mais clássico, visitavam as “Cataratas del Iguazú” mas deixavam de conhecer as “Cataratas do Iguaçu”, pois, para tanto, precisariam pagar algo como US$ 160 (aproximadamente R$ 800) para obter um visto brasileiro, além de ter providenciado a documentação com grande antecedência.

O objetivo do PDL 140/2023 é garantir a dispensa de visto para os cidadãos dessas quatro nações, para que o setor do turismo não seja prejudicado.

Leia também1 Valdemar bate o martelo e Flávio será candidato à prefeitura do RJ
2 Duca Tambasco processa pastor após crítica sobre a posse de Lula
3 Professora é demitida da Unesp por participar do 8 de janeiro
4 Após anúncio com trans, cerveja perde 26% das vendas
5 Moraes é o "supremo" poder, está acima do STF, dispara Malafaia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.