Leia também:
X Caio Coppolla entra no Twitter e elogia Bolsonaro na ONU

Novo PGR, Augusto Aras, é sabatinado no Senado Federal

Comissão de Constituição e Justiça deve votar a indicação presidencial após a sessão

Camille Dornelles - 25/09/2019 11h07 | atualizado em 25/09/2019 12h11

Augusto Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o novo chefe da Procuradoria-Geral da República Foto: Senado Federal/Marcos Brandão

O subprocurador Augusto Aras, indicado para o cargo de procurador-geral da República (PGR) pelo presidente Jair Bolsonaro, é sabatinado no Senado Federal nesta quarta-feira (26). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa iniciou a sabatina às 10h e deve apresentar seu parecer ao final da sessão.

A expectativa dos senadores é de que a sabatina seja longa e termine durante a tarde. Então acontece uma votação e a indicação é enviada ao plenário do Senado.

Cabe ao Senado Federal sabatinar e aprovar ou reprovar a indicação feita pelo presidente da República. De acordo com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, a resposta será anunciada ainda nesta quarta.

Na CCJ, os senadores podem realizar perguntas abertas ao subprocurador. As primeiras feitas a Aras foram sobre interferência de outros poderes na PGR, mudanças na Operação Lava Jato, preservação do meio ambiente e indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à Embaixada dos Estados Unidos.

Sobre essa última, Aras respondeu que não configura nepotismo, mas que acataria ao que o Congresso decidisse.

– Posso dizer que a súmula sobre nepotismo não se estende a indicações políticas sem que isso atinja nenhum valor constitucional. Obviamente que esta a Casa é soberana e pode decidir o que pensa sobre o tema e vai merecer o meu respeito – declarou.

Leia também1 "Não há submissão a nenhum dos Poderes", defende Aras
2 PGR interino anuncia volta de procuradores da Lava Jato
3 Deltan Dallagnol fala em ação conjunta com Augusto Aras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.