Leia também:
X STF debate remoção de conteúdo considerado ofensivo na web

Novo juiz da Lava Jato põe desafeto de Moro sob proteção

O advogado Rodrigo Tacla Duran terá segurança garantida pela Polícia Federal

Monique Mello - 28/03/2023 10h43 | atualizado em 28/03/2023 11h22

Juiz Federal Eduardo Appio Foto: Reprodução/JFPR

Em mais uma reviravolta na Operação Lava Jato, o advogado Rodrigo Tacla Duran, colocado na lista de foragidos da Interpol no auge da investigação, agora está no programa de proteção a testemunhas. A decisão é do juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que viu “risco concreto de vida e segurança”.

Ele determinou que a Polícia Federal (PF) garanta a segurança necessária caso o advogado volte ao Brasil. Tacla Duran vive há anos na Espanha.

– O acusado está sendo encaminhado ao programa federal de testemunhas protegidas por conta do grande poderia político e econômico dos envolvidos, sendo certo que toda e qualquer medida somente será apreciada por este Juízo Federal em caso de risco concreto à visa e/ou segurança das testemunhas e autoridades envolvidas – diz um trecho da decisão.

Ex-advogado da Odebrecht, apontado pela Lava Jato como operador financeiro da construtora em esquemas de corrupção, Tacla Duran foi ouvido por autoridades brasileiras pela primeira vez nesta segunda-feira (27), em uma audiência por videoconferência.

Ele voltou a antagonizar com o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz da Lava Jato, a quem acusou de parcialidade, e com o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que foi coordenador da força-tarefa. As acusações serão analisadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

– As autoridades que passaram pelo processo pensavam que eu estava apostando na estratégia da prescrição, que eu não queria me defender, não, nunca foi isso, jamais. Eu só estava esperando ter um juízo transparente – afirmou.

– O que estava acontecendo não era um processo normal, era um bullying processual, onde me fizeram ser processado pelo mesmo fato em cinco países por uma simples questão de vingança, por eu não ter aceito ser extorquido – seguiu.

O advogado afirma que sofreu tentativas de extorsão na Lava Jato, em troca de facilidades para clientes, e que passou a ser “perseguido” por não compactuar com o que chamou de uma prática “comercial corriqueira”.

– Eu não cedi, até porque eu nunca admiti criminalizar a advocacia ou a minha profissão. Eu não entreguei cliente meu intimidado, ameaçado para ser preso. Esse é o problema aqui na origem – seguiu.

Tacla Duran apresentou à Justiça fotos e gravações que comprovariam a versão. Ele implicou o advogado Carlos Zucolotto Junior, sócio da deputada Rosângela Moro e amigo próximo do senador, e o empresário Fábio Aguayo na suposta tentativa de extorsão.

A menção a Sérgio Moro e a Deltan Dallagnol, que têm prerrogativa de foro privilegiado, levou o juiz Eduardo Appio a encaminhar o caso para a segunda instância.

– Eu me desligo desse processo, porque aí há menção a pessoas com foro privilegiado, no caso tanto o senador Sergio Moro quanto o deputado federal Deltan Dallagnol. Eu me desligo e agora quem conduz essa questão, até para não criar um impedimento meu, é a Polícia Federal – explicou o juiz.

COM A PALAVRA, O SENADOR SERGIO MORO
– Trata-se de uma pessoa que, após inicialmente negar, confessou depois lavar profissionalmente dinheiro para a Odebrecht e teve a prisão preventiva decretada na Lava Jato. Desde 2017 faz acusações falsas, sem qualquer prova, salvo as que ele mesmo fabricou. Tenta desde 2020 fazer delação premiada junto à Procuradoria-Geral da República, sem sucesso. Por ausência de provas, o procedimento na PGR foi arquivado em 9/6/2022.

O senador não teme qualquer investigação, mas lamenta o uso político de calúnias feitas por criminoso confesso e destituído de credibilidade.

Leia também1 Lava Jato completa 9 anos com Cabral solto e Lula presidente
2 Desembargador solta Youssef, mas juiz manda prender de novo
3 Alckmin defende PF após Lula falar em "armação" de Moro
4 Fala de Lula contra Moro gera mal-estar entre agentes da PF
5 STF: Lewandowski suspende mais cinco ações da Lava Jato

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.