Novo Conselhão de Lula tem Bela Gil, Felipe Neto e Pe. Lancellotti
Petista recriou o conselho, que terá 246 integrantes
Monique Mello - 04/05/2023 11h14 | atualizado em 04/05/2023 15h38

Deu início, na manhã desta quinta-feira (4), a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, que marcou as primeiras gestões de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está de volta neste mandato. A nova versão será “turbinada”, tendo o número de participantes saltado de 82 para 246.
Personalidades como Felipe Neto, Bela Gil, padre Lancellotti, Luiza Trajano e a médica Ludhmila Hajjar integram a longa lista de participantes. O colegiado é destinado a debater agendas e temas de interesse de diversos segmentos da sociedade.
Dos integrantes, 113 são empresários, 83 representantes da sociedade civil e 46 integrantes de movimentos sociais e organizações sindicais.
A reunião ocorre na sala Brasília do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e irá se estender ao longo do dia. Todos os 37 ministros do governo foram convidados, no entanto, a participação não é obrigatória. Devem participar os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
O vice-presidente Geraldo Alckmin também marca presença. Lula discursou no fim da manhã.
Leia também1 Felipe Neto critica plataformas e prevê regulação pelo STF
2 Genro de Lula abre escritório no DF 2 meses após posse do petista
3 Tarcísio: É menos grave Bolsonaro na Agrishow do que o líder do MST na China
4 Câmara impõe derrota a Lula e derruba decretos do saneamento
5 Pondé diz que PL da Censura vai destruir liberdade de expressão