Leia também:
X Reação química provoca grande incêndio e obstrui BR-101 em SC

Novo chefe da PRF pode reforçar policiamento na posse de Lula

Marco Territo afirmou que se houver probabilidade de manifestação, a segurança será reforçada

Paulo Moura - 20/12/2022 14h25 | atualizado em 20/12/2022 14h31

Marco Territo, que assume interinamente o comando da PRF Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após a saída do então diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, oficializada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União (DOU), quem ficará no comando interino da corporação a partir de agora será o número dois da PRF, o diretor-executivo Marco Territo.

Ao site Metrópoles, Territo destacou que dará sequência ao planejamento e à prestação de contas da PRF. Além disso, o chefe interino da corporação declarou que atuará na elaboração de uma estratégia para o dia da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderá contar, dependendo da situação, com reforço no policiamento.

– Estamos levantando a possibilidade de manifestações, nossa inteligência está trabalhando. Se, porventura, houver informações sobre a probabilidade de manifestação, vamos reforçar o policiamento – afirmou.

Territo virou diretor-executivo em junho deste ano. Antes disso, ele atuava como coordenador-geral da Comunicação Institucional da corporação. O comandante interino da PRF também foi superintendente em Minas Gerais e chefiou o Núcleo de Policiamento e Fiscalização, o Núcleo de Inteligência e as delegacias de Poços de Caldas e Pouso Alegre, em Minas Gerais.

SAÍDA DE SILVINEI VASQUES
Silvinei Vasques foi dispensado nesta terça-feira (20) do cargo de diretor-geral, que ele ocupava desde abril de 2021. A portaria que oficializou o desligamento dele da função, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O agora ex-diretor-geral virou réu por improbidade administrativa no dia 25 de novembro deste ano, após ser acusado de uso indevido do cargo que ocupava. A decisão foi tomada pelo juiz da 8ª Vara Federal do Rio de Janeiro, José Arthur Diniz Borges. O pedido havia sido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) no dia 15 de novembro.

No pedido contra Vasques, o procurador do MPF Eduardo Benones alegou que o uso indevido do cargo teria ocorrido por causa de uma publicação feita pelo então diretor da PRF no Instagram, na qual ele manifestava apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia também1 Fachin exige cronograma sobre câmeras em policiais do RJ
2 Silvinei Vasques é dispensado do cargo de diretor-geral da PRF
3 MPF recorre para afastar o diretor-geral da PRF do cargo
4 Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa
5 PGR se opõe ao afastamento de ministro da Defesa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.