Leia também:
X Dep. Silvia Waiãpi é excluída de frente parlamentar indígena

Novo arcabouço fiscal agradará a todos, promete Simone Tebet

Ela evitou entrar em detalhes sobre a perspectiva de prazo para zerar o déficit fiscal no país

Pleno.News - 09/03/2023 15h08 | atualizado em 09/03/2023 16h54

Simone Tebet Foto: Edu Andrade/Ascom/MF

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), afirmou, nesta quinta-feira (9), que o novo arcabouço fiscal, que substituirá o atual teto de gastos, vai agradar a todos, inclusive ao mercado financeiro. Tebet participou nesta quinta de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no qual foi apresentado o novo mecanismo fiscal.

A ministra afirmou que a moldura, as regras e os números sobre o novo arcabouço serão anunciados por Haddad, após ser apresentado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Tebet garantiu, no entanto, que o mecanismo vai agradar a todos, porque atende tanto o lado da preocupação em zerar o déficit fiscal e estabilizar a relação dívida/PIB, quanto garante os investimentos necessários para o país voltar a crescer.

– É um arcabouço fiscal responsável, preocupado com a responsabilidade fiscal, com o déficit primário, com a estabilização da dívida/PIB, mas atendendo a um pedido justo do presidente da República, porque assim quer a democracia brasileira, de que temos que ter recursos para os investimentos necessários para fazer o Brasil voltar a crescer – disse a ministra após a reunião.

No entanto, Tebet evitou entrar em detalhes sobre a perspectiva de prazo para zerar o déficit fiscal no país. A ministra disse ainda acreditar que o novo arcabouço seja anunciado ainda este mês e que agora é preciso alinhar a agenda.

*AE

Leia também1 Brasil pode fechar o ano em recessão, afirmam economistas
2 "Posição da Gleisi não é a do PT", diz vice-presidente do partido
3 Haddad ainda não apresentou arcabouço fiscal a Lula; entenda
4 Gasolina aumenta e em São Paulo o litro sai por até R$ 8,49
5 "Gleisi tem opiniões fortes, mas quem arbitra é Lula", diz Haddad

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.