Leia também:
X PF acha Oswaldo Eustáquio, mas pedido de asilo impede prisão

Novo aciona STF contra decisão que liberou políticos em estatais

Partida pede reconsideração de determinação do ministro Ricardo Lewandowski

Pleno.News - 18/03/2023 14h43 | atualizado em 20/03/2023 11h26

Fachada do STF Foto: STF/SCO/Fellipe Sampaio

O partido Novo pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a reconsideração da decisão do ministro Ricardo Lewandowski que abriu caminho para a indicação de políticos para estatais.

A decisão de Lewandowski foi tomada na última quinta-feira (16) a pedido do PCdoB e anulou trechos da Lei das Estatais que proibiam a indicação, para cargos diretivos, de pessoas que ocupassem cargos públicos ou tivesse atuado nos últimos três anos em partidos políticos ou campanhas eleitorais. A medida é provisória e será julgada pelo plenário.

A ação que questiona dispositivos da Lei das Estatais tinha entrado na pauta do STF em 10 de março, mas o julgamento foi interrompido no dia seguinte por pedido de vista do ministro André Mendonça. Depois disso, o PCdoB pediu uma liminar para garantir a indicação de políticos para estatais antes do fim do prazo para a eleição de administradores e membros do conselho de estatais, que termina em abril.

O Novo argumentou que a liminar de Lewandowski viola o princípio da colegialidade, segundo o qual as decisões são tomadas em conjunto pela Corte.

– O exercício desse legítimo e hígido direito [pedido de vista], enquanto magistrado, pelo excelentíssimo ministro André Mendonça parece, porém, não ter agradado alguns interesses políticos ainda não muito claros para este recorrente – afirmou o Novo na petição.

Horas após a liminar de Lewandowski, Mendonça reagiu e devolveu os autos para julgamento. Não é comum que essa devolução, que deve ser feita em até 90 dias, ocorra tão rápido. Agora depende da presidente da Corte, Rosa Weber, pautar a ação.

O tema é de interesse do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que aguardava pela flexibilização das regras para nomear, por exemplo, o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara (ex-PSB) na presidência do Banco do Nordeste (BNB).

*AE

Leia também1 Lewandowski libera indicação de políticos para empresas estatais
2 Fotos de Macron são queimadas por manifestantes em Paris
3 PF acha Oswaldo Eustáquio, mas pedido de asilo impede prisão
4 20 alunos sofrem surto coletivo, e Samu precisa ser acionado
5 Djokovic perde outro torneio por vacina e pode deixar de ser n° 1

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.